Sem categoria

"Precisamos de sócios, não de patrões", diz Evo em Madrid

O presidente da Bolívia, Evo Morales, assegurou esta segunda-feira (14), na cidade de Madrid, que seu país necessita de mas investimentos, pelo que convidou vários empresários espanhóis a negociar com seu governo, mas na qualidade de “sócios e não de patrões”.  

No fórum “Nova economia em Madrid”, Morales disse, ante empresários e diplomatas, que seu país precisa de “sócios e não donos de nossos recursos naturais”.

Segundo ele, “necessitamos de investimento, necessitamos de sócios e empresas que respeitem as normas bolivianas, que venham investir, e não fazer política, nem conspirar contra o governo boliviano”, disse.

Morales disse que essas empresas que queiram investir na Bolívia são bem-vindas, mas assegurou que há algumas companhias “conspirando”, de forma equivocada.

Se calcula que a Bolívia tenha uma das maiores reservas de lítio no mundo, cerca de 5,4 milhões de toneladas métricas. O Executivo boliviano decidiu começar a exploração, para industrializar e obter um maior valor agregado.

“temos interesse em que possamos industrializar a salmoua, o lítio, e quiséramos começar negociações não apenas com empresios espanhóis. Este vai ser o investimento do milênio”, assegurou.

Por outro lado, o mandatário disse que não tinha propostas definidas com empresas da Europa, mas assinalou que algumas companhias da França, Coreia e Japão demosntraram interesse .

No encontro, Morales destacou que, na Bolívia, nunca tinha havido um superávit fiscal desde 1940 até 2006. E que quando chegou à presidência aumentaram muito as reservas internacionais , passando de menos de 2 bilhões de dólares para perto de 8 bilhões de dólares.

Fonte: Telesur