UEP e UMES encontram o Presidente Lula
Representantes da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco) e da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) encontraram-se com o Presidente Lula para reivindicar que recursos do Fundo Social que será criado para gerir as riquezas do pré-sal sejam destinados para a educação.
Publicado 14/09/2009 16:40 | Editado 04/03/2020 16:58
O encontro aconteceu quando o presidente inaugurava o novo campus do IFPE ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PE), no Município de Ipojuca, marco do avanço do ensino profissional e tecnológico do país.
"Reconhecemos a expansão do ensino profissional e tecnológico, a maior já registrada na história do país, como crucial para o desenvolvimento da região. Acreditamos que os recursos do pré-sal podem contribuir ainda mais para estes avanços, por isso endossamos o coro em relação à necessidade de velocidade na tramitação do seu novo marco regulatório e nos juntamos à UNE na reivindicação pela destinação de 50% dos recursos do Fundo Social para a educação", defendeu Virgínia Barros, presidente da UEP, ao presidente Lula.
A pauta de reivindicações das entidades continha ainda melhorias para o IFPE e foi entregue pessoalmente à Lula, num encontro que contou também com a presença de Vinícius Barbosa, vice-presidente regional da UNE, Zanzul Alexandre, presidente do D.A. do IFPE e Jéssica Gabrielly, presidente do Grêmio do IFPE.
"A UEP e a UMES acreditam que a descoberta do petróleo abaixo da camada de Sal abre um novo horizonte para os investimentos nos setores sociais. Esta riqueza pertence ao povo brasileiro, daí a reivindicação para que seja destinada para a educação", afirmou Tiago Oliveira, presidente da UMES.
Com esses recursos, e um conjunto de outras medidas, descortina-se a construção de uma educação de caráter público, gratuito e de boa qualidade, reforçando sua concepção como primordial na construção de uma nação soberana, desenvolvida e socialmente justa.
Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira