Evaldo Lima – I Seminário Municipal de Paradesporto

Um dos principais objetivos da Política Municipal de Esporte e Lazer é fazer com que todos os segmentos da população tenham direito às práticas esportivas e de lazer. Nesse contexto, a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) promove um esforço no sentido de incluir o segmento de pessoas com deficiência nos programas de esporte e lazer da Capital.

O primeiro passo no sentido de incluir esse novo público será a realização do I Seminário Municipal de Paradesporto, marcado para 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O seminário pretende fomentar o debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte.

Estudantes, professores de educação física, pessoas com deficiência, paratletas e representantes de entidades estão convidados a participar do encontro, que irá definir os rumos das políticas municipais de paradesporto.

Estamos convictos de que o caminho da inclusão das pessoas com deficiência nas políticas de esporte se dá de duas formas: formulação de programas específicos para o segmento e inserção de pessoas com deficiência em programas voltados para a população em geral, como o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).

Atuando em núcleos de esporte e lazer em 12 comunidades da Capital, o Pelc possui uma diretriz de trabalho inovadora: promover atividades de esporte e lazer para públicos de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência. A inclusão de pessoas com deficiência no Pelc irá promover bem-estar e melhoria da qualidade de vida, além da criação de espaços de sociabilidade.

A realização do Seminário Municipal de Paradesporto irá colocar a temática na pauta de discussão do segmento esportivo de Fortaleza. A partir das demandas identificadas durante o seminário, teremos elementos para formular políticas específicas de paradesporto, que contemplem tanto a dimensão inclusiva do esporte quanto o alto rendimento.

Evaldo Lima é Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza