Lançado Edital de Pré-carnaval 2010

As inscrições para blocos de pré-carnaval de rua de Fortaleza seguem até 13 de outubro

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acaba de lançar o Edital de Fomento aos Blocos de Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2010, com o objetivo de apoiar projetos na área e fortalecer e democratizar o pré-carnaval de rua, valorizando a participação das comunidades locais.

Para participar do processo de seleção, os proponentes devem ser pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas que sejam comprovadamente representantes de Blocos de Rua, com sede e foro em Fortaleza, sem fins lucrativos. Todos os critérios para concorrer estão descritos no edital. As inscrições deverão ser feitas diretamente na sede da Secultfor, no horário de 8h às 17h, na rua Pereira Filgueiras, nº 04, Centro, ou encaminhadas através dos serviços dos Correios, através de correspondência registrada com "Aviso de Recebimento". Somente serão aceitas propostas cujo registro de postagem esteja datado até o dia 13 de outubro de 2009. A divulgação dos resultados está agendada para 05 de novembro. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial do Município, no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) e no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).

Os projetos de blocos serão incentivados com R$ 300 mil no total, distribuídos entre os 50 blocos selecionados, cabendo a cada um deles o valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais), através de concurso público. Os recursos são oriundos do Programa de Desenvolvimento da Cultura, que direciona recursos do Orçamento da Secultfor para o fomento e desenvolvimento das redes responsáveis pela produção das expressões culturais.

Os blocos de rua de Pré-carnaval fortalecem as raízes culturais de Fortaleza e estimulam o desenvolvimento humano e a economia da cultura, através do trabalho de artistas plásticos, estilistas, artesãos e músicos envolvidos com o evento. E a Secultfor tem um papel indispensável no fomento e circulação da produção cultural da Cidade: por meio de concursos públicos, projetos artísticos concorrem entre si, sendo avaliados por comissões de seleção especializadas.

O investimento da Prefeitura Municipal de Fortaleza em projetos de caráter cultural prevê contrapartidas capazes de garantir ao maior número de pessoas acesso aos eventos e produtos culturais gerados a partir dos editais. É imperativo, portanto, que todos os eventos financiados pelo erário municipal aconteçam em espaços públicos e sejam gratuitos.

Edital dos blocos de Pré-Carnaval de rua de Fortaleza

Inscrições abertas de 15 de setembro a 13 de outubro de 2009. Informações na sede da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 04 – Centro) ou através do portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) e do site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). Contatos: (85) 3105.1490.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor