Sem categoria

Site iraniano diz que país mantém contatos secretos com Israel

Apesar de Irã e Israel se declararem irreconciliáveis, ambas as partes mantêm contatos secretos, de acordo com informações divulgadas na semana passada na Internet por um meio de comunicação iraniano.

A "Rede de Notícias Jahon" do Irã disse em uma nota publicada na noite de 8 de setembro que Mohamoud Mehdi Zahdi, ministro de Ciências, Pesquisa e Tecnologia do gobierno anterior do Irã, manteve uma conversação em 2008 com o ministro de Ciências e Tecnologia de Israel na Jordânia.

O site iraniano, apoiador contumaz dos reformistas ligados a Mir-Hossein Mousavi, o candidato derrotado à presidência na última eleição, publicou uma fotografia dos dois ministros reunidos para dar credibilidade à notícia.

O encontro secreto teria ocorrido durante uma reunião internacional na Jordânia e foi realizado, obviamente, às escondidas da mídia internacional.

A informação do site indica que, embora o governo de Ahmadinejad tenha feito todo o possível para impedir o vazamento de informações, quando foi divulgado que Ahmadinejad se propôs a nomear Zahdi, após sua reeleição, ao cargo de embaixador do Irã na Jordânia, foi revelada a fotografia de Zahdi com o ministro israelense, com o objetivo de fazer com que os círculos políticos iranianos examinassem seriamente se as pessoas designadas por Ahmadinejad seriam "apropriadas".

A nota do site Jahon diz que, após a publicação da fotografia, a nomeação de Zahdi não foi aprovada, já que após a revolução de 1979 o Irã proibiu qualquer contato com autoridades de Israel. Exemplo clássico dessa política é a proibição de atletas iranianos competirem em qualquer prova que seja disputada também por atletas israelenses.

Fonte: Xinhua