Motolância inova serviços de Saúde em Juazeiro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) de Juazeiro passou a contar a partir de ontem (16/9) com a agilidade e rapidez da Motolância (motoambulância), entregue pelo prefeito, Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, no Paço Municipal. As autoridades realizaram também a entrega de mais 3 ambulâncias sociais, aumentando a frota para 11 veículos, que já estão à serviço da população da sede e interior da cidade.
Publicado 17/09/2009 18:36 | Editado 04/03/2020 16:20
Os veículos sociais são utilizados para os atendimentos mais simples aos pacientes que possuem deficiências de locomoção, receberam alta nos hospitais, além de atender aqueles que precisam de hemodiálise, fisioterapia e os usuários do Centro de Reabilitação e Inserção Social (CERPRIS) que possuem deficiência visual, auditiva ou física. Um carro foi adquirido através do Governo do Estado e as outras duas ambulâncias foram conseguidas com a utilização de recursos próprios da Secretaria de Saúde de Juazeiro.
Segundo o supervisor de urgência de Juazeiro, Denes Rufino, o aumento da frota das ambulâncias significa um apoio mais reforçado aos chamados de socorro dos pacientes. “Cada veículo social atende em média 20 ocorrências/dia e com mais três carros temos a segurança de atender aproximadamente 2000 pessoas mensalmente”, disse.
Outra novidade no atendimento, oferecido desde janeiro deste ano, aos usuários do SUS que precisam usar a ambulância social, é o sistema de agendamento por telefone (pelo número 192). “Hoje o paciente que possui alguma deficiência de locomoção e precisa fazer consulta ou tratamento, pode ligar e agendar por telefone mesmo. Antes o próprio usuário precisava procurar a ambulância. As novas ambulâncias, juntamente com o serviço inovador da Sesau, garantirão mais resolutividade aos serviços”, esclareceu o supervisor de urgência de Juazeiro.
A motolância, também entregue pelo prefeito de Juazeiro, nesta quarta-feira (16), oferece a vantagem de chegar com mais rapidez ao local de onde partiu o chamado e dar os primeiros socorros a vítima. O serviço, que é também regulado pelo SAMU/192, terá quatro técnicos de enfermagem de plantão 24 horas para dar o suporte necessário aos atendimentos.
O objetivo da moto, segundo o secretário de Saúde Ubiratan Pedrosa, é acelerar o resgate, principalmente em locais de difícil acesso ou engarrafados. “A moto é um veículo que pode chegar ao local da ocorrência 5 minutos a frente do SAMU, possibilitando o profissional de saúde mobilizar a vítima e oferecer os primeiros medicamentos. Os primeiros socorros serão dados até a chegada da ambulância, que depois de uma avaliação por parte da equipe de atendimento, informará as necessidades do paciente, indicando qual o veículo mais adequado: uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma UTI móvel”, explicou Pedrosa.
O atendimento da motolância foi concretizado através da parceria do município – responsável pela contratação dos profissionais e manutenção dos serviços – com o Governo do Estado, que entrou com o equipamento. De acordo com a portaria do Ministério de Saúde, em breve, Juazeiro receberá mais duas motolâncias.
“A moto é um serviço importante para o município, pois além de acelerar os atendimentos, irá diminuir o número de mortes e as conseqüências dos acidentes mais graves, devido ao socorro rápido. Esta iniciativa é mais uma ferramenta para melhorar os serviços de saúde em Juazeiro, que deverão funcionar de forma completa, com equipe qualificada e capacitada, estrutura física das unidades adequadas e equipamentos necessários para os atendimentos. Nosso trabalho visa melhorar cada vez mais a assistência prestada na cidade”, esclareceu o prefeito Isaac Carvalho.
Fonte: Secretaria de Saúde de Juazeiro