Motolância inova serviços de Saúde em Juazeiro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) de Juazeiro passou a contar a partir de ontem (16/9) com a agilidade e rapidez da Motolância (motoambulância), entregue pelo prefeito, Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, no Paço Municipal. As autoridades realizaram também a entrega de mais 3 ambulâncias sociais, aumentando a frota para 11 veículos, que já estão à serviço da população da sede e interior da cidade.

Os veículos sociais são utilizados para os atendimentos mais simples aos pacientes que possuem deficiências de locomoção, receberam alta nos hospitais, além de atender aqueles que precisam de hemodiálise, fisioterapia e os usuários do Centro de Reabilitação e Inserção Social (CERPRIS) que possuem deficiência visual, auditiva ou física. Um carro foi adquirido através do Governo do Estado e as outras duas ambulâncias foram conseguidas com a utilização de recursos próprios da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Segundo o supervisor de urgência de Juazeiro, Denes Rufino, o aumento da frota das ambulâncias significa um apoio mais reforçado aos chamados de socorro dos pacientes. “Cada veículo social atende em média 20 ocorrências/dia e com mais três carros temos a segurança de atender aproximadamente 2000 pessoas mensalmente”, disse.

Outra novidade no atendimento, oferecido desde janeiro deste ano, aos usuários do SUS que precisam usar a ambulância social, é o sistema de agendamento por telefone (pelo número 192). “Hoje o paciente que possui alguma deficiência de locomoção e precisa fazer consulta ou tratamento, pode ligar e agendar por telefone mesmo. Antes o próprio usuário precisava procurar a ambulância. As novas ambulâncias, juntamente com o serviço inovador da Sesau, garantirão mais resolutividade aos serviços”, esclareceu o supervisor de urgência de Juazeiro.

A motolância, também entregue pelo prefeito de Juazeiro, nesta quarta-feira (16), oferece a vantagem de chegar com mais rapidez ao local de onde partiu o chamado e dar os primeiros socorros a vítima. O serviço, que é também regulado pelo SAMU/192, terá quatro técnicos de enfermagem de plantão 24 horas para dar o suporte necessário aos atendimentos.

O objetivo da moto, segundo o secretário de Saúde Ubiratan Pedrosa, é acelerar o resgate, principalmente em locais de difícil acesso ou engarrafados. “A moto é um veículo que pode chegar ao local da ocorrência 5 minutos a frente do SAMU, possibilitando o profissional de saúde mobilizar a vítima e oferecer os primeiros medicamentos. Os primeiros socorros serão dados até a chegada da ambulância, que depois de uma avaliação por parte da equipe de atendimento, informará as necessidades do paciente, indicando qual o veículo mais adequado: uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma UTI móvel”, explicou Pedrosa.

O atendimento da motolância foi concretizado através da parceria do município – responsável pela contratação dos profissionais e manutenção dos serviços – com o Governo do Estado, que entrou com o equipamento. De acordo com a portaria do Ministério de Saúde, em breve, Juazeiro receberá mais duas motolâncias.

“A moto é um serviço importante para o município, pois além de acelerar os atendimentos, irá diminuir o número de mortes e as conseqüências dos acidentes mais graves, devido ao socorro rápido. Esta iniciativa é mais uma ferramenta para melhorar os serviços de saúde em Juazeiro, que deverão funcionar de forma completa, com equipe qualificada e capacitada, estrutura física das unidades adequadas e equipamentos necessários para os atendimentos. Nosso trabalho visa melhorar cada vez mais a assistência prestada na cidade”, esclareceu o prefeito Isaac Carvalho.
 
Fonte: Secretaria de Saúde de Juazeiro