Sem categoria

General italiano defende candidatura do Rio para 2016

Presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism), o general Gianni Gola, fez uma declaração de apoio à candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016, durante o lançamento dos V Jogos Mundiais Militares, nesta sexta-feira (19), no Forte de São João, na Urca, Zona Sul.

A importância do apoio do italiano cresce se for levado em conta que seu cargo esportivo dentro do regime militar é equivalente ao do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, no desporto civil.

Ao defender a candidatura da cidade, Gola lembrou ter chegado o momento de o COI dar uma demonstração de que realmente é uma entidade universal. Para o italiano, trazer os Jogos para o Rio seria uma forma de abrir novos caminhos para o movimento olímpico.

"É uma ocasião importante para o movimento olímpico internacional para mostrar que a palavra universalidade não é uma palavra teórica. Universalidade significa que o movimento olímpico deve ser capaz de abrir as portas para novas áreas, novos países, novos continentes. Essa é uma ideia geral. O que vai ocorrer na hora ainda não sei", ressaltou Gola, que já foi presidente do Comitê Olímpico Italiano e, atualmente, além de presidir o Cism, é membro da Fundação do Comitê Olímpico Internacional e da Comissão de Esportes para Todos do COI.

"Se nós como membros de um grande movimento olímpico internacional temos a intenção de seguir para o lado da universalidade, teremos de fazer algo pela universalidade".

Ao lado da Suíça, a Itália é o maior país em número de votantes no colégio eleitoral do COI. Do total de 106 membros, ambas têm cinco, cada.

Fonte: Lancepress