Sem categoria

Paraguai cancela acordo com EUA de instalação de tropas no país

O presidente do Paraguai Fernando Lugo afirmou na noite de quinta-feira (18) que seu país revogou os planos de realizar exercícios em conjunto com as tropas dos Estados Unidos, além de revogar também o desenvolvimento de ações e projetos conjuntos com os americanos.

Lugo afirmou, durante entrevista coletiva, que não pensa mais que acolher tropas americanas no país, tomando parte do programa Novos Horizontes do Pentágono, seja algo que valha a pena.

"Não é uma rejeição categórica. Simplesmente não achamos conveniente que o Comando Sul dos Estados Unidos esteja presente no Paraguai com 500 homens para esse tipo de exercícios", afirmou o mandatário em uma entrevista coletiva à imprensa.

A reviravolta no assunto acontece semanas depois de Washington anunciar a instalação de bases em território colombiano.

Na coletiva, Lugo explicou que as lideranças do continente reunidas na Unasul (União de Nações Sul-americanas), em termos de defesa, segurança e soberania, "apostam na integração regional em primeiro lugar".

Decisão "lamentável"

A embaixadora dos Estados Unidos em Assunção, Liliana Ayalde, estrilou com a decisão oficial. "Esperamos que isso não seja um indício de rejeição ao restante de nossos programas. Não temos nada que indique isso", arengou.

"Uma mobilização de 500 pessoas, militares e profissionais dentro do país não passa despercebida. Por isso, creio que não seja prudente nem conveniente a chegada de tropas norte-americanas ao Paraguai", argumentou Lugo.

Segundo autoridades paraguaias, a decisão não afetará a agenda de negócios do país com os Estados Unidos.

Nós temos uma agenda bilateral excelente com os Estados Unidos. Temos atualmente mais de 30 acordos com eles em diversar áreas, dos quais seis estão na área de cooperação militar", disse Lugo.

Da redação, com informações da al-Jazira