Prefeitura de Cruz das Almas promove Festival da Juventude

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a cidade de Cruz das Almas, a 157 km de Salvador, será palco do 1º Festival da Juventude. Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Especiais, através do Departamento de Políticas para a Juventude, o evento estima reunir cerca de 2 mil jovens para debater políticas sociais e interagir com a cultura local.

Em pauta, a apresentação das políticas nacionais da juventude, refletidas no município. “É uma maneira muito importante de estimular e de preparar a juventude para o exercício dos seus direitos políticos”, destacou o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), responsável por ministrar a palestra de abertura, sexta-feira (25/09), às 17h, sob o tema “Panorama Nacional de Políticas Públicas para a Juventude”.

O Festival também irá trazer à tona a polêmica quanto à redução da maioridade penal e debates sobre drogas, raça e etnia, e juventude e desenvolvimento sustentável. “Os temas foram escolhidos a partir de sugestões dos próprios jovens e a nossa idéia é promover essa discussão de forma interativa, em meio a uma gincana cultural”, explica a coordenadora do evento, Ilza Cruz.

Estão programados shows musicais, performances de grafite e hip hop, apresentações teatrais, espetáculos de dança, estandes de artesanato e culinária, e exposições. Quem quiser mostrar seu talento pode se inscrever gratuitamente para as apresentações. A programação cultural segue durante os três dias do Festival, aberto ao público, na praça da cidade.

“É determinante que o Poder Público crie outras alternativas de consumo cultural e de produção e circulação cultural que não apenas a cultura do divertimento e do consumo baseado no modismo. O Poder Público tem que ser um contrapeso à pressão do mercado”, opinou Alfaya.

De Salvador,
Camila Jasmin