Sem categoria

São Miguel faz conferência neste sábado com condutores classistas

O Distrital de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista realiza neste sábado, 19/9, a partir das 16h, em sua sede na rua Daniel Bernardo, nº 59, a conferência final que elegerá a nova direção, bem como indicará os nomes dos camaradas que irão representar os demais na conferência municipal que acontece no próximo dia 27/9, no sindicato dos Eletricitários.

Condutores - Alice Cardoso
O encontro pretende reunir os filiados que moram, trabalham e/ou estudam na região, incluindo os bairros da Penha e do Cangaíba. Durante todo o processo de preparação do 12º Congresso do PCdoB, o Distrital reuniu mais de 400 comunistas em 12 reuniões de base, mais quatro grandes plenárias, como a de 18 de julho (foto)

O organismo dos condutores classistas da zona leste que atuam nas garagens da região e já encerraram o processo com as suas bases (veja matéria que segue) foi convidado a participar do evento. No dia-a-dia as ações do Distrital são integradas às da categoria. A pauta do debate, que deverá ser explanada pelo secretário de Organização do comitê municipal, Julio Velozo, continua sendo as teses do partido, que apontam os rumos das lutas nos próximos quatro anos.

Encontro em Nazaré Paulista

Depois de finalizar a preparação da categoria para o 12º Congresso do PCdoB, ter eleito as direções por garagem e os delegados e delegadas para a conferência municipal que acontece no próximo dia 27, os condutores classistas, organizados no sindicato dos condutores de São Paulo, realizaram nos dias 12 e 13/9, um grande encontro em Nazaré Paulista. Mais de 300 pessoas, entre trabalhadores das VIPs Imperador, AE Carvalho, Itaim Paulista, Expandir e Novo Horizonte, desfrutaram de momentos agradáveis na colônia de férias do Sintaema, sindicato dos trabalhadores da Sabesp.

Durante todo o sábado ensolarado, os condutores e suas famílias se divertiram jogando bola, tomando cerveja, comendo churrasco, brincando no parquinho, nadando no pólo aquático, passeando de barco e pelas dependências da colônia. O dia foi repleto de emoções, lazer e reencontros, a exemplo do ocorrido entre o motorista Luiz Antonio da Mota, da VIP AE Carvalho, com o eletricista Moacir Ferreira da Silva, da VIP Itaim. “Fazia mais de 26 anos que a gente não se via”, comemoraram os velhos amigos. Outra pessoa que estava muito feliz por estar entre os companheiros era a dona Terezinha dos Prazeres, com 73 anos de idade e muita disposição de vida. “Sou cobradora há 36 anos”, contou com satisfação uma das funcionárias mais antiga da VIP AE Carvalho, antiga Viação São José.

Lazer e consciência política

A confraternização contou com a participação de vários militantes e sindicalistas, como o Barbosa e o Joarez, diretores do sindicato dos rodoviários e dos trabalhadores em escritório de Guarulhos, respectivamente. Além deles, prestigiaram o evento o ex-presidente do Sintaema Helifax e o ex-vereador, dirigente da categoria e atual chefe de fiscalização da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Alcides Amazonas. “Atuo na categoria há mais de 25 anos. Fui cipeiro, comissão de garagem, diretor representante dos trabalhadores da extinta CMTC, diretor do sindicato dos condutores e como vereador, fui interlocutor da lei de nossa autoria que assegurou o emprego dos cobradores de ônibus na cidade”, falou Amazonas.

Ele foi o primeiro cobrador a ser eleito vereador em São Paulo e representar a categoria no parlamento. Hoje ele atua no combate à adulteração dos combustíveis em todo o Estado, além de ministrar palestras sobre o pré-sal pelo país afora. Nos últimos três anos, o índice de adulteração na gasolina foi reduzido de 13 para 1,8%. “A meta é zerar este número”, explicou. Para finalizar, esclareceu que a descoberta do pré-sal – enormes reservas petrolíferas encontradas no subsolo de três estados brasileiros -, só foi possível devido aos investimentos feitos pelo governo federal. “O governo de FHC sucateou a Petrobrás porque queria privatizar o setor”. Agora, o Brasil está prestes a ser um dos principais produtores de petróleo do mundo. “Estamos lutando para que os recursos sejam destinados às áreas prioritárias, como a saúde, educação e moradia”, adiantou Amazonas.

O diretor executivo do sindicato dos condutores, José Carlos Negrão, lembrou que, em 1998, foi realizada ali, naquele mesmo espaço, uma grande plenária de lançamento da candidatura de Amazonas à vereança, que contou com a presença massiva de mais de 1,3 mil condutores. “Estamos aqui de novo. Este lugar nos deu sorte”, rememorou. No final, fez uma homenagem especial aos companheiros Edson da Carretinha, diretor do Sindficot (sindicato dos fiscais) e ao Bola Sete, antigo militante da categoria, ambos se recuperando de problemas cardíacos. “Desejamos melhora aos nossos dois amigos”, falou Zé Carlos.

Participação das mulheres marca evento

No domingo, logo após o café da manhã, cerca de 50 militantes se reuniram para bater um papo sobre a atuação dos comunistas na categoria. “Nossa principal meta no próximo período é formar a base do partido nas garagens”, informou Zé Carlos. “Precisamos fortalecer o time construindo exército capacitado e capaz de enfrentar os distintos desafios que temos pela frente, como as eleições de 2010”, adiantou. Os comunistas estão na luta pela manutenção de um representante dos trabalhadores na presidência da República.

Em breve, os dirigentes realizarão mais um planejamento, no qual serão decididos os rumos que os condutores classistas adotarão nas próximas lutas sindicais e mais gerais do país, bem como a tática que usarão para atrair mais trabalhadores do transporte às fileiras do Partido Comunista do Brasil. A grande novidade é o avanço da participação das mulheres nos movimentos políticos, culturais e de lazer organizados pela direção. “A cada dia que passa, mais condutoras e esposas se interessam em participar, lado a lado com os companheiros, nas lutas por melhores condições de vida”, ressalta Olivar Irapuam, militante da VIP AE Carvalho, que não deixa sua família de fora dos eventos que participa e/ou realiza.

De São Paulo,
Alice Cardoso