Conferência de Teresina acontece em clima de intensa mobilização

Quem esteve presente na Conferência Municipal de Teresina pôde confirmar que a cidade está mais do que preparada para o 12° Congresso. Na manhã deste sábado (19), dezenas de delegados e militantes convidados compareceram ao Plenarinho da Assembléia Legislativa para fazerem valer o espírito de luta por uma país melhor e uma sociedade mais justa.

Conferência Municipal de Teresina 1 - Naruna Brito
A mesa foi conduzida, inicialmente, pela presidente do Comitê Municipal, Amélia Lima, que fez uma breve análise da conjuntura política e do contexto em que acontece o 12° Congresso do PCdoB. Amélia é ainda uma das integrantes da UBM-PI (União Brasileira de Mulheres – Piauí) e representa muito bem a força da mulher do Partido Comunista.

Delegados realizam credenciamento


Amélia Lima comanda a mesa

O segundo momento da Conferência foi marcado pelas intervenções. A juventude foi representada pelo presidente do DCE-UFPI (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí), Cássio Borges, que ressaltou como é admirável o envolvimento de tantos jovens em um partido que já conta com 85 anos. Logo depois, Elton Arruda, presidente eleito da CTB-PI (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Piauí), fez um panorama do movimento sindical no Estado e chamou atenção para as discussões sobre o âmbito municipal. "É inadimissível se pensar em uma Conferência Municipal onde não se discuta o município", disse.


Cássio Borges: a força da juventude no Partido


Elton Arruda pede atenção para o município

Representando o movimento feminino, Zelma Cavalcante propôs a ciação de uma diretoria de mulheres na direção municipal e fez uma valorosa avaliação das teses do 12° Congresso. Em seguida, Raimundo Mendes, presidente da Federação das Associações de Moradores do Piauí (Famepi), falou sobre a existência de um movimento plural e complexo e como os maiores problemas do município estão focados nas comunidades.


Zelma Cavalcante representou as mulheres nas intervenções


Os debates, que constituíram o terceiro momento do encontro, foram bem variados e pertinentes, contemplando questões como o meio ambiente e a criança e o adolescente. A participação dos delegados foi intensa e os diversos pontos de vista renderam uma discussão interessante.

A quarta etapa da Conferência foi a eleição do novo Comitê Municipal. Foram 102 votos de delegados no total e 89 elegeram a nova direção. Durante essa etapa também, foi aprovada a proposta de que todos os eleitos nas Assembléias de Base e Plenárias de Teresina sigam como delegados para a Conferência Estadual.


Delegados votam em novo Comitê

A Conferência Municipal em Teresina encerrou com um ato político que teve a participação, além das lideranças do Partido, de representantes do PDT e PSB, grandes aliados. O deputado federal Osmar Júnior participou do ato e ressaltou as grandes qualidades dos comunistas piauienses, elevando ainda mais a vontade de todos de mobilizarem para a construção de um grande Congresso.


Deputado federal Osmar Júnior contribui para a mobilização