Picos sedia Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Desde a última sexta (18), acontece em Picos, no Colégio Santa Rita, o Fórum pela Inclusão da Pessoa com Deficiência da região do Vale do Rio Guaribas, que inclui 39 municípios do território. A programação do Fórum inclui 10 oficinas sobre os serviços voltados à pessoa com deficiência e palestras sobre saúde e prevenção de deficiências. O Fórum segue até a noite desse sábado (19).

De acordo com a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o Fórum é um espaço de capacitação dos profissionais dos municípios que compõem os 10 territórios em que o Estado está organizado. "Aqui na região do Vale do Rio Guaribas, vamos ter várias capacitações seja na área da saúde e reabilitação, seja na área da educação inclusiva, seja na garantia dos direitos, através de consultorias com profissionais do Ministério Público, OAB, seja esclarecer dúvidas sobre a expedição do passe livre intermunicipal da Secretaria de Transportes", explica Rejane Dias, acrescentando que também é um espaço de orientação para pessoas com deficiências e seus familiares.

Para os profissionais de Picos, o Fórum da Inclusão, é sobretudo, uma oportunidade de capacitação e de troca de experiências com outros profissioanis da Rede Estadual de Reabilitação da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência. "A realização dos Fóruns nos municípios é importante porque traz capacitação dos profissionais e mais conhecimento para quem trabalha com a pessoa com deficiência", diz o coordenador do Centro de Reabilitação de Picos, Joaquim de Sousa Santos Filho.

Segundo o coordenador do Fórum, Helder Jacobina, a proposta é descentralizar as ações e serviços oferecidos pela Seid e disseminar informações.

Municípios que compõem o Território Vale do Rio Guaribas

Picos, Bocaina, Aroeira do Itaim, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Itainópolis, Paquetá, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Luís do Piauí, Sussuapara, Vera Mendes, Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Francisco Macedo, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Simões, Acauã, Betânia do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Campo Grande do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Monsenhor Hipólito, Pio IX, São Julião e Vila Nova.