Conferência PCdoB/Natal luta pelo socialismo e balanço positivo

 A Conferência Municipal do PCdoB de Natal, realizada neste sábado, 20/09, teve início com uma homenagem aos lutadores pelo socialismo. Depois de formada a mesa diretora dos trabalhos, foi aprovado o regimento interno do encontro.

Segundo Antenor Roberto, presidente do PCdoB no RN, que fez uma saudação em nome do Comitê Estadual, essa homenagem está em sintonia com o momento político do partido. “Precisamos lembrar que a democracia que vivemos hoje não foi dada de graça, mas foi conquistada pela luta. E no PCdoB há lugar pra todos os que tenham compromisso com a política séria, compromisso com o povo e com o socialismo”, disse o dirigente.

George Câmara, vereador do PCdoB em Natal, salientou que a conferência é vitoriosa, na construção partidária e no esforço de preparação para o 12º. Congresso, “elaboração coletiva para compreensão da conjuntura e da luta”. O parlamentar também parabenizou a homenagem, que, segundo ele, faz parte da “luta pela memória, contra o esquecimento, pela valorização dos que lutaram e dos que continuam lutando por uma sociedade sem exploração de classe, onde se dê a primazia do trabalho sobre o capital”.

Balanço exitoso

A presidente do PCdoB em Natal, Fafá Viana, salientou que o partido pode apresentar um balanço positivo neste momento de renovação de sua direção. O crescimento da visibilidade, a influência no movimento social e a reconquista do espaço no Poder Legislativo foram os pontos citados pela dirigente como exemplos dos avanços partidários na capital do RN.

“Temos um balanço exitoso, mas há que se registrar a necessidade regularidade de funcionamento do partido nos organismos de base e instâncias deliberativas”, avaliou a presidente. Segundo ela, “o PCdoB sai fortalecido porque tem uma prática justa, consoante com a realidade do município, mas temos grandes desafios, ainda acumulamos defasagens na estruturação PCdoB e precisa superar esses entraves”.

O evento também foi marcado pela filiação de lideranças sindicais e comunitárias, após o que foi apresentada pela direção uma lista com 27 nomes para apreciação da plenária de delegados, que elegerá, na continuidade do evento, o novo Comitê Municipal do PCdoB.

>>> Leia mais: Nova direção do PCdoB/Natal é eleita durante Conferência

por Ana Cláudia Salomão, de Natal