Jamil Murad participa de atividades do 12º Congresso do PCdoB

Após participar neste final-de-semana de plenárias com o distrital de Itaquera, Guaianazes, Cidade Tiradentes e também de Sapopemba, o vereador Jamil Murad destacou o entusiasmo da militância do PCdoB com o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento do partido. “A mobilização e a participação da militância confirmam o entusiasmo pelo novo projeto e pelo programa socialista”, observou Jamil que também esteve no II Encontro de Sambistas do PCdoB.

O presidente do comitê distrital de Itaquera, Guaianazes e Cidade Tiradentes, Josafá Caldas, avaliou como positivo o processo de mobilização para a plenária que envolveu, segundo ele, cerca de 350 pessoas. “O entusiasmo da militância é um reflexo da volta do partido para a Câmara Municipal. Hoje temos dois vereadores do PCdoB o que nos ajuda na mobilização da comunidade”, opinou Josafá.

Cláudio Cobos, da direção do comitê distrital de Sapopemba, concorda com Josafá sobre o impacto da representatividade obtida pelo partido na Câmara Municipal. “A mobilização positiva reflete a realidade vivenciada pela vitória do PCdoB na última eleição elegendo dois vereadores”, reafirmou Cobos. De acordo com ele, as reuniões de base em torno da plenária local envolveram cerca de 500 pessoas.

O deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB) compareceu à plenária do distrital de Itaquera, Guaianazes e Cidade Tiradentes enquanto Alcides Amazonas, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), esteve presente, juntamente com Jamil, nas duas plenárias. Além das plenárias da zona leste, foram realizadas pela cidade diversas atividades preparatórias para o 12º Congresso que realiza no próximo dia 27 de setembro a plenária municipal para eleger delegados para o congresso estadual.

Sambistas
Como parte das atividades do 12º Congresso do PCdoB, também aconteceu neste domingo o II Encontro de Sambistas do partido que reuniu integrantes de rodas de samba, escolas e também representantes da diretoria da União das escolas de Samba Paulistanas (UESP), Kaxitu Ricardo Campos e Maurício de Jesus.

A programação do evento organizou um bate-papo na parte da manhã conduzido por Manuel Julio, o Julião, e que teve como palestrantes Nivaldo Santana e o músico e advogado Fernando Szegeri. O bate-papo girou em torno do novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil apresentado por Nivaldo que destacou a necessidade de fortalecer o partido na área do samba. “O momento é propício para diversificarmos a atuação do partido lançando mão dessa aproximação natural entre o samba e o PCdoB no caminho pela construção de um país soberano e uma sociedade socialista”, afirmou Nivaldo.

Fernando Szegeri apontou o atual modelo de desenvolvimento adotado hoje no Brasil como o que mais se aproxima da cultura brasileira. “Algumas formas de expressão artística são mais representativas do jeito de ser do Brasileiro daí a importância de também fortalecermos um modelo de desenvolvimento que reafirme a vocação do brasileiro para a alegria para a solidariedade e para a militância”, disse Fernando.

Propostas
Os participantes deixaram propostas que serão discutidas durante o ano, entre elas, a realização anual do encontro de sambistas, sugerida por Julião, e a republicação da cartilha sobre a história do samba, elaborada por Fernando Szegeri durante o mandato de Nivaldo Santana como deputado estadual.

O encontro prosseguiu durante a tarde com samba e churrasco recebendo canjas de sambistas, como Graça Braga, Edvaldo Galdino, Maurinho de Jesus e Wilson Sucena. Estiveram presentes no encontro o Ministro Orlando Silva, Jamil Murad, Alcides Amazonas e Vital Nolasco além de representantes de centrais de trabalhadores da América Latina e África.