Jô está no livro “Eleições 2008. O Brasil e o efeito Obama”

Será nesta terça-feira, dia 22, às 20 horas, no Restaurante Carpe Diem – Píer 21, em Brasília, o lançamento do livro “Eleições 2008. O Brasil e o efeito Obama”, do jornalista Gustavo Fleury, pela editora Clube dos Autores.

Jo Moraes

A obra aborda os fatos e as estratégias dos candidatos e seus partidos nas eleições em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, além das eleições norte-americanas e o fenômeno da “Obamania”. Ou seja, da forma como foi construída a imagem política do presidente norte-americano e as “artimanhas” para a persuasão e motivação dos eleitores, como caracteriza Gustavo Fleury.

Ao tratar das eleições municipais em Belo Horizonte, o autor fala da participação da deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), que surpreendeu com a permanência no primeiro lugar na preferência do eleitorado durante boa parte da disputa, a despeito de recém-eleita para a Câmara dos Deputados, pertencer a um partido pequeno, dispondo de um tempo mínino para apresentar suas propostas, e de parcos recursos para a campanha. Mesmo assim Jô Moraes obrigou a mudanças de estratégia do candidato apoiado pelo Palácio da Liberdade e ainda levou a disputa para o segundo turno, apesar da disparidade das condições.

A obra trata esta e outras características das campanhas de 2008 e analisa as ferramentas utilizadas pelos candidatos; a abordagem da mídia e as novas tecnologias de comunicação. No âmbito da eleição do presidente Barack Obama, o livro centra seu foco no ponto de vista do marketing político eleitoral e pós-eleitoral.

O autor, Gustavo Fleury, apesar de ter apenas 31 anos, tem larga experiente no campo político. É jornalista assessor de imprensa e já trabalhou em diferentes campanhas eleitorais.

Para quem vai estar em Brasília nesta terça-feira, o programa é imperdível. A entrada é gratuita para quem comprar o livro (R$ 30,00). Aqueles que quiserem participar da palestra e do jantar que será servido no evento, o convite custa R$ 30,00 e poderá ser adquirido através do fone (61) 92149754, da organização do evento. A palestra, sobre marketing político no Brasil e as pesquisas eleitorais, será ministrada pelo diretor do Instituto Análise e colunista do jornal Valor Econômico, Alberto Carlos Almeida.