Sem categoria

Projeto de iniciativa popular quer combater corrupção eleitoral

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) está concluindo o recebimento de assinaturas para Campanha Ficha Limpa até o dia 29 deste mês. Nesse dia, as assinaturas serão entregues, em ato simbólico na Câmara, ao presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP). O Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar.

A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, há dez anos, passou a vigorar a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, a Lei 9.840/99, que trata do combate à compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual surgiu o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa tem hoje cerca de 1 milhão e 100 mil assinaturas. A secretária executiva do MCCE, Cristiane Vasconcelos, diz que continuará recebendo as assinaturas que eventualmente não cheguem até o dia 28 em Brasília, por razões como a greve dos Correios.

“Ainda que ultrapasse o número exigido pelo Congresso, todas as assinaturas serão entregues, mostrando aos parlamentares e à sociedade quantos eleitores aderiram à campanha. Por isso pedimos que não deixem formulários guardados em casa. Mandem pra gente o mais rápido possível”, apela.

Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa www.mcce.org.br.

Fonte: MCCE