Sem categoria

Resultados da Pnad mostram avanços sociais, diz Lula

“Um avanço lento”, admitiu o presidente, ao compará-lo a uma subida “degrau por degrau”.Para Lula, melhorar as condições de vida das pessoas por meio do aumento da massa salarial, da coleta de esgoto e de moradias demonstra que o país “encontrou, definitivamente, seu caminho”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (21) que os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 revelam “avanço nas conquistas sociais do povo brasileiro”. “Um avanço lento”, admitiu, ao compará-lo a uma subida “degrau por degrau”.

No programa semanal Café com o Presidente, Lula disse que melhorar as condições de vida das pessoas por meio do aumento da massa salarial, da coleta de esgoto e de moradias demonstra que o país “encontrou, definitivamente, seu caminho”.

“Estamos melhorando a vida das pessoas. Agora, mais importante ainda é que a gente continue garantindo que as pessoas tenham, ano a ano, as conquistas. Depois que vier uma outra pessoa governar este país, se ela continuar fazendo com que haja avanço nas conquistas das pessoas, a gente pode concluir que, dentro de mais dez ou 15 anos, estaremos em um patamar de desenvolvimento e de conquista social muito mais importante para o povo brasileiro”, afirmou.

País pode ter matrizes menos poluentes

Ao comentar a proposta de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar – lançada na semana passada – o presidente Lula afirmou que o governo quer mostra que é capaz de produzir uma matriz energética menos poluente para o planeta.

“Talvez, no mundo inteiro, ninguém nunca tenha feito o que fizemos aqui”, disse, no programa semanal Café com o Presidente. Segundo Lula, o governo brasileiro quer mostrar ao mundo que o etanol é uma energia renovável “extraordinária” e que pode permitir, por exemplo, a redução na emissão de gases de efeito estufa.

“O principal é que preservamos algumas áreas muito importantes”, afirmou, ao referir-se à Amazônia, ao Pantanal e à Bacia do Alto Paraguai. O presidente acusou países ricos de reclamarem dos efeitos provocados pelo aquecimento global, mas de pouco fazerem para superar a situação.

Leia a íntegra do programa Café com o Presidente desta segunda-feira (21) aqui