Semana Municipal de Ciência e Tecnologia 2009

Entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro acontece a IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia com o tema “Recife – Berço da Astronomia das Américas”. O evento é realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, e coordenada pela Diretoria de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica.

A Semana Municipal da Ciência e Tecnologia faz parte do calendário anual do município, foi instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal 17.253/2006 e tem o objetivo de divulgar, popularizar, mobilizar as pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2006 e 2007 revela que um total de 85% dos brasileiros desconhece cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil. Esta iniciativa procura contribuir para alterar esta realidade.

Este ano, o evento comemora o Ano Internacional da Astronomia (AIA) e a instalação em Recife do primeiro observatório das Américas e do Hemisfério Sul – em 28 de setembro de 1639, durante a administração de Maurício de Nassau – por isso, a programação está toda voltada para o tema. Estão previstos ciclo de palestras, oficinas, apresentação teatral e visitação ao Observatório Astronômico da Torre Malakoff. As atividades estão distribuídas no Teatro Apolo, Hermilo Borba Filho, na Torre Malakoff e na Escola Itinerante de Informática (UTEC móvel). A abertura será no dia 28, às 09h da manhã, no Teatro Apolo, Rua do Apolo, nº 121, no Bairro do Recife.

A SMCT conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, do Espaço Ciência, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Torre Malakoff (FUNDARPE); da Universidade Federal de Pernambuco com o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA).

Podem participar da SMCT universidades, institutos de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus de ciência e tecnologia, entidades científicas e tecnológicas e todos os setores e pessoas que tenham interesse.

MOBILIZAÇÃO – O processo de mobilização dos alunos da Rede Municipal de Ensino para a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia se iniciou com o lançamento do Concurso de Redação destinado aos alunos do ensino médio e fundamental das escolas do Recife. O tema definido para a dissertação foi “Recife – Berço da Astronomia das Américas”. As escolas realizaram uma seleção prévia na própria unidade de ensino envolvendo todos os anos escolares do terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental e do ensino médio. Em cada unidade foi escolhida uma redação por cada ano determinado no concurso. As redações selecionadas forma remetidas para a Diretoria de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica. Participaram do concurso de redação 900 alunos. Nesta fase foram pré-selecionadas 143 redações. A próxima etapa será o julgamento.

JULGAMENTO – A Comissão Julgadora será composta por 02 funcionários da Secretaria Municipal de Educação, 02 da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e um membro da comunidade científica. Na avaliação serão observados os seguintes critérios: Adequação ao tema, ou seja, conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto, Qualidade da redação, levando em consideração, a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a criatividade, a ortografia, a concordância, o capricho, a organização e a conclusão da idéia e Originalidade e ineditismo, o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores.

A redação deve ter entre quinze e vinte e cinco linhas.

A escola, os alunos e seus respectivos responsáveis assinarão documento permitindo a publicação e a divulgação das redações vencedoras, inclusive, a impressão integral do seu conteúdo na imprensa e outros meios de comunicação, e também autorizando o uso de eventuais imagens produzidas durante a realização da cerimônia de entrega dos prêmios.

PREMIAÇÃO – Os alunos vencedores serão contemplados com prêmios que os estimulem e incentivem às atividades escolares e científicas:

1º lugar – Viagem para o planetário do Rio de Janeiro

2º lugar – um computador para o aluno e um computador para a escola

3º lugar – um computador para o aluno

4º ao 7º – uma coleção de livros didáticos do 2º grau

8º ao 10º – uma coleção de livros

Fonte: site do Vereador Luciano Siqueira