Sem categoria

UJS lança desafio em seus 25 anos

Esta terça-feira (22/9) marca os 25 de fundação da União da Juventude Socialista, e seus militantes prometem invadir os espaços virtuais e reais com atividades comemorativas e apresentando as pautas e bandeiras da juventude brasileira. A data é oficialmente o Dia da Juventude no Brasil. FMJD envia mensagem de parabenização.

Em seu aniversário de 25 anos, o desafio que está lançado para a UJS é o de "consolidar-se verdadeiramente como um pólo irradiador de ideias avançada, que influencie milhões de jovens brasileiros". É assim que p texto publicado na página da organização hoje, em homenagem ao seu aniversário, define seus objetivos para o atual momento histórico.

O presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião, comemora o momento que considera ser de crescimento e consolidação: "Nossa entidade hoje é das mais influentes e ouvidas quando se trata de temas ligados à juventude. Temos 100 mil filiados, estamos organizados em todos os estados do país, e estamos crescendo mais, prova que temos acertado na política". A União da Juventude Socialista atua hoje em quinze diferentes frentes e possui cerca de 100 mil filiados espalhados por todos os estados do país.

Prova deste reconhecimento é a carta enviada pela Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), entidade mundial de juventude em que a UJS ocupa o cargo de vice-presidente. Na carta, a entidade mundial afirma que "Sua trajetória é marcada pela luta para construir um Brasil desenvolvido, justo e soberano, na qual a liderança que assumiram converteu a UJS em uma das principais organizações da juventude brasileira e latino-americana".

Desafio aos militantes

Na data de seu aniversário, a UJS lança um desafio a seus militantes: convoca cada um e cada uma, "em cada município brasileiro", a ser "irradiador da UJS". A proposta é que os militantes façam uma intensa campanha de divulgação do aniversário da entidade por meio de blogs, orkut, e-mail, twitter, telefone celular, e outros meios.

Além da campanha de divulgação, outras atividades comemorativas procuram envolver o conjunto da militância: atos políticos com movimentos sociais, solenidades em parlamentos e atividades festivas nos municípios e estados se somam a duas campanhas na página eletrônica da UJS. Uma é pelo envio de vídeos com um depoimento sobre os 25 anos da UJS. E a campanha é lançada em alto estilo, pois quem a inaugura é o Ministro Orlando Silva (veja o vídeo abaixo).

A outra atividade em curso é o Concurso de Redação “25 anos na ponta do lápis”, que pretende recolher textos de militantes de todo o país sobre a história e a atuação da UJS. A data limite do envio de textos para o concurso é quarta-feira (23/9), confira o regulamento. Os vídeos e textos devem ser enviados para o endereço eletrônico [email protected].

Mas a grande festa de comemoração desta data hit]stórica para a entidade será em São Paulo, nesta sexta-feira (25/9). A atividade será nacional e pretende contar com presenças políticas de peso, como a Ministra Dilma Roussef (PT) e o deputados federal Ciro Gomes (PSB/CE). O ato contará ainda com presenças mais tradicionais nas atividades da UJS, como os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e Manuela D'Ávila (PCdoB/RS), que fizeram parte da direção da entidade em períodos distintos. Além, é claro, de lideranças juvenis e políticas de todo o país.

Como "presente" à militância em seu aniversário, a UJS oferece um espaço para os filiados e direções da UJS abrigarem blogs na página eletrônica da entidade. Para solicitar o espaço, basta enviar uma mensagem para [email protected]

Leia abaixo trechos do texto de apresentação da revista de 25 anos da UJS:

"Em Brasília ainda era tempo da ditadura das fardas militares. Pelo país, a Campanha Diretas já, mobilizando milhões de pessoas, fazia soprar o vento da redemocratização.
Na Assembléia Legislativa de São Paulo, centenas de jovens do país inteiro se encontraram no dia da juventude, 22 de setembro. O manifesto lido na tribuna anunciava: 'Somos jovens operários, camponeses, estudantes, artistas e intelectuais. Buscamos o futuro e a liberdade, os direitos que nos são negados, a esperança banida, a vontade subjugada'."

"A UJS se reconhece nas inúmeras lutas travadas pela emancipação da Humanidade, pois todas – sem exceção – contaram com a bravura, o desapego e a esperança dos jovens de cada tempo. Do inconformismo encontrado nos versos do abolicionista Castro Alves, nosso patrono, ao fervor revolucionário de Che Guevara, sempre foi entre os jovens que os melhores sentimentos encontraram terreno propício para florescer.

Ministro Orlando Silva inaugura depoimentos nos 25 anos da UJS:

Da redação, com informações da UJS