Vereadora Rosane Simon e UMES/Ijuí buscam lei pela meia entrada

A meia entrada em Ijuí foi motivo do convite da vereadora Rosane Simon à diretoria da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) para que participassem da sessão na Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira (21). A UMES foi representada pelo presidente da entidade Robinson Monteiro e pela diretora do departamento cultural Angélica Schitz. Rosane acolheu a mobilização da entidade, pela criação de lei municipal da meia entrada em Ijuí.

umes

“Nosso município já dispunha de uma legislação sobre a carteira estudantil que se estendia ao tema da meia entrada, mas que estava defasada. Este projeto que apresentamos agora segue a legislação estadual, de autoria do deputado Raul Carrion, que é recente e acolhe todas as demandas do movimento estudantil. Nesta nova proposta acrescentamos o estendimento do benefício à terceira idade, dando direito do benefício as pessoas com mais de 60 anos”, relatou a vereadora.

Robinson Monteiro explicou que a lei era uma cobrança dos estudantes secundaristas junto a entidade e que poucos estudantes tinham conhecimento sobre a existência em Ijuí de uma legislação sobre o tema, já que nenhum estabelecimento oferece a opção de meia entrada. “Estamos expressando nosso apoio à aprovação da lei. A educação não se limita ao que nos é passado entre as quatro paredes de uma escola, mas é dar a juventude oportunidades de acesso a cultura e ao lazer.

A meia entrada é fundamental para isso, considerando os gastos das famílias com educação”, disse Robinson. A UMES está em plena campanha pela meia entrada. Com o título de “Quero meu direito por inteiro, exijo meia entrada já!”, visitando os grêmios estudantis e mobilizando para a ação. Robinson Monteiro entregou um abaixo assinado ao presidente da casa e cobrou do executivo a fiscalização sobre os estabelecimentos, para que respeitem o obedeçam a legislação.

A noite foi ainda de homenagem aos 25 anos da União da Juventude Socialista (UJS), comemorados neste dia 22 de setembro, manifestada pelo presidente da UMES e pela vereadora Rosane Simon, em plenário. “A UJS esteve e está presente em todos os momentos importantes da vida brasileira e todos sabemos o valor desta entidade em representar a juventude que pensa outro Brasil, um Brasil socialista. Sabemos da importância do momento eleitoral do ano que vem e temos na UJS uma entidade que está pronta para nos auxiliar neste desafio de dar continuidade ao projeto de soberania e desenvolvimento que está em curso no país”, disse a vereadora.

Rosane lembrou ainda, neste 21 de setembro, dia da árvore, sobre o seu anteprojeto de criação de viveiros públicos municipais, para o cultivo e distribuição de mudas para a comunidade de Ijuí. “Espero que o executivo implemente este projeto, oportunizando ao cidadão acesso a mudas para que ele tenha também papel ativo na proteção e ampliação de áreas verdes em nosso município”.

De Ijuí
Adriano Daltro