Sem categoria

Centenário do ensino técnico destaca ampliação no Governo Lula

O ensino técnico brasileiro completo 100 anos nesta quarta-feira (23). Em todo esse período, segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foram criadas 100 escolas técnicas no Brasil e, nos últimos oito anos foram implantadas mais de 200 escolas. Os números demonstram a importância que o ensino técnico assumiu nos últimos anos. Inácio solicitou a realização de uma sessão solene no Congresso para marcar a data, que foi realizada na manhã de hoje.

“O Governo Federal vem reconhecendo a importância dessa modalidade de ensino e procurou aumentar sua oferta. Em oito anos, foram mais de duzentas escolas técnicas criadas”, destacou Inácio.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) criticou as dificuldades deixadas pelo governo anterior para a expansão do ensino profissionalizante no Brasil. A senadora apontou obstáculos deixados pela legislação que exigia que as escolas profissionalizantes só fossem abertas a partir de parcerias com organizações não-governamentais e governos estaduais ou municipais.

O governo Lula levou três anos para derrubar a lei e desencadear a expansão do ensino profissionalizante, disse a senadora, anunciando novas inaugurações até 2010, o que totalizará 354 unidades profissionalizantes do governo federal. Na opinião da senadora, o ensino profissionalizante é a principal área de ensino, "porque não só socializa o conhecimento, mas também profissionaliza, prepara o jovem para a vida".

A sessão solene no Congresso está associada a uma série de eventos programados pelo Ministério da Educação (MEC) que busca refletir sobre a história da formação de trabalhadores no país. Segundo o MEC, escolas técnicas também desenvolvem projetos de intercâmbio com os países que integram o Mercosul, a Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) e o Canadá.

A rede também estabelece parcerias na área de educação, desenvolvendo projetos para inclusão social da comunidade. Além disso, mão-de-obra qualificada nas suas unidades tem sido aproveitada por empresas como Petrobras, Vale, Votorantin e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), entre outras.

A sessão solene para homenagear o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil também comemorou o dia nacional dos profissionais de nível técnico.

Houve lançamento do Selo Comemorativo do Centenário e uma apresentação do Quinteto de Sopro do Instituto Federal de Mato Grosso. A Exposição Oficial do Centenário, montada na entrada principal do Congresso, ficará aberta até sexta-feira (25).

De Brasília
Com agências