Mulheres de Salvador debatem plano nacional de desenvolvimento

A secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, Liége Rocha, foi a principal palestrante do debate sobre a mulher e o novo programa nacional de desenvolvimento, realizado na manhã desta quarta-feira (23/9) em Salvador. O evento é parte das atividades preparatórias para as conferências Municipal e Estadual e o 12º Congresso Nacional, marcado para o mês de novembro, em São Paulo. A secretária estadual da Mulher e municipal, Julieta Palmeira e Rosa Souza, respectivamente, também participaram da mesa.

O encontro teve o objetivo de mobilizar as mulheres em torno das discussões das teses do 12° Congresso, com destaque especial para os pontos que trata especificamente da luta pela emancipação feminina. “Nós não podemos conceber um novo projeto nacional de desenvolvimento sem a participação das mulheres. Por isso, nós temos que nos apropriar deste projeto e contribuir na sua construção e implementação. Seja através da divulgação das idéias do partido ou na mobilização pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Liége Rocha.

Liége lembrou também da importância do debate para a construção deste novo projeto. “Estes espaços são importantes, pois cria, dentro e fora do partido, uma corrente de discussão sobre a luta contra o imperialismo, a construção de uma sociedade socialista, a defesa nacional e a integração regional. Estes são temas que as mulheres precisam começar a se apropriar e não apenas como ouvintes, mas oferecendo contribuições. Momentos como estes de hoje são fundamentais para fomentar estas discussões”, acrescentou.

A importância de discutir temas que vão além das questões de gênero também foi ressaltada pela secretária de Mulher da Bahia, Julieta Palmeira. Ela usou como exemplo, a questão da mulher na mídia. “O debate sobre mulher na mídia deve ir muito além do problema do uso da imagem como objeto. Nós precisamos discutir também a questão do protagonismo feminino nos meios de comunicação de uma forma geral. Uma forma de começar a mudar isto é através da ocupação dos espaços de poder”, afirmou.

“É preciso incorporar as mulheres no novo projeto nacional de desenvolvimento não apenas como massa a ser mobilizada, mas também como parte importante a ser refletida neste projeto. O 12º Congresso do PCdoB vai discutir o fortalecimento do Brasil e, eu considero que, incorporar mais da metade da população nas instâncias decisórias é uma forma de fortalecer o país. É preciso avançar na questão do protagonismo feminino para muito além de uma discussão de mulher para mulher. Esta deve ser uma discussão de todos aqueles que lutam pela democracia”, reafirmou Julieta.

Ao fim do debate, a secretária da Mulher de Salvador, Rosa Souza, lembrou ainda da importância da participação das mulheres em todas as instâncias do partido. “Acredito que este debate foi muito proveitoso para discutirmos o fortalecimento de nossa atuação dentro do partido e no movimento de mulheres. Temos que ter consciência de nossa atuação dentro do PCdoB e para isso, precisamos melhorar a nossa formação e nossa organização. Esta é a única forma de garantirmos participação também nos espaços de decisão”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa