MA : Helena Heluy destaca luta de professores da rede estadual

A deputada petista se solidarizou com a mobilização dos professores em defesa do piso nacional de salários.

(Da Assecom/Gab. da dep. Helena Heluy)

Em discurso na Assembléia Legislativa, a deputada Helena Barros Heluy destacou a luta dos professores da rede estadual que se encontram em estado de greve para que o governo respeite o piso nacional de salários da categoria.

Na quarta-feira, os mestres fizeram uma primeira paralisação e prometem se afastar das salas de aula nos próximos dias 29 e 30 de setembro em mais uma greve de advertência, esta de 48 horas, informou Helena Heluy.

Os professores rejeitaram a contra-proposta de reajuste do Governo do Estado, na ordem de 6,1 % mantendo a reivindicação de 19,2 % de aumento. Também ficou decidido que a categoria se manterá em estado de greve até a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários e do Estatuto do Educador, que inclui funcionários de escolas.

Baseado na pauta de reivindicações da categoria, protocolada no dia 11 de maio, o SIMPROESSEMA levou para as duas últimas reuniões com representantes do governo a proposta de uma recomposição salarial de emergência a ser aplicada até a elaboração do PCCS e do Estatuto do Educador, tendo como referência o percentual de 19,2%, índice pelo qual foi reajustado o valor aluno/ano do Fundeb.

Segundo o Sindicato dos Professores “está nas mãos do governo atender às reivindicações dos educadores e evitar prejuízos aos alunos e alunas da rede estadual de educação devido a uma paralisação por tempo indeterminado.