Sem categoria

Projeto Rondon 2010: inscrições vão até outubro

Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins receberão os rondonistas a partir de janeiro de 2010. As instituições de ensino superior interessadas têm até 7 de outubro para desenvolver e apresentar uma proposta de trabalho.

Entre 16 de janeiro e 7 de fevereiro de 2010 será realizada a Operação Centro-Nordeste do Projeto Rondon. A atividade é coordenada pelo Ministério da Defesa. A operação acontecerá nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins.

O Projeto Rondon, criado em 1967 pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, desde sua origem leva os jovens universitários para além do ambiente acadêmico na intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática.

Para Giovana Pizzano que participou esse ano da Operação Centro-Norte na cidade de Laciara em Goias, “foi a melhor experiência de minha vida, Foi maravilhoso poder retornar à sociedade um pouco do que aprendi, ajudar aquela população tão carente. O ponto mais importante do projeto é não ter cunho meramente assistencialista, é mais importante que isso: podemos capacitar a população para que realmente consiga ser agente de seu próprio destino e transformadora da sociedade”, afirmou.

O Projeto possui a proposta de integração social sob a participação voluntária de estudantes universitários que tem o objetivo de trazer soluções sustentáveis para o desenvolvimento de comunidades carentes. Segundo Maria Silveira Costa, “a experiência de ser um rondonista é única. Participei em Alenquer-Pará, trabalhei na área de alimentos, ministrando diversos cursos e palestras. Visitei e dei consultoria em diversos empreendimentos relacionados, tipo cooperativa de leite, matadouro, apicultura, etc”.

“É bom lembrar, que a prática deve estar sempre presente, sempre bem mais que a teoria. O pessoal gosta de aprender e aprender a fazer”, Maria ainda ressaltou a realidade brasileira naquela região. “Você percebe quanta desigualdade, quanta pobreza, quanta riqueza desperdiçada, mas vê também que mesmo com tudo isso as pessoas são alegres, carinhosas e simples”, concluiu.

A UNE e a volta do Projeto Rondon

A UNE foi responsável pelo retorno do projeto, extindo em 1989. Em 2003, a entidade fez o pedido ao presidente Lula que o reativou em 2005 e retomou suas atividades com uma operação na região amazônica.

Desde sua retomada, o Projeto Rondon vem buscando desenvolver atividades voluntárias de universitários e aproximar esses estudantes da realidade do país, contribuindo também para o desenvolvimento de comunidades carentes. No Projeto, o Ministério da Defesa tem a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UNE e a Associação Nacional dos Rondonistas.

Segundo o Ministério a estimativa é que 1,2 mil estudantes e professores universitários façam parte do evento. O edital está disponível na internet. www.defesa.gov.br/projetorondon.

Quem foi Marechal Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon (1865-1958) foi militar e sertanista brasileiro. Nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso ele foi então designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás (o objetivo era melhorar as comunicações construindo linhas telegráficas para o Centro-Oeste do País). Rondon cumpriu a missão abrindo caminhos, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e, principalmente, estabelecendo relações cordiais com os índios. Realizou expedições com a comissão Rondon, com o objetivo de explorar a região Amazônica. Em 1910 organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção aos Índios e de maio de 1913 a maio de 1914 realizou mais uma expedição em conjunto com o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt.

Fonte: EstudanteNet, com informações do Ministério da Defesa e Wikipédia.