Comitê Estadual do PCdoB/CE institui Comenda Bergson Gurjão

Dando prosseguimento às homenagens ao militante comunista cearense assassinado em combate nas selvas do Araguaia, o PCdoB/CE divulga resolução que institui Comenda Bergson Gurjão. Leia a seguir a íntegra do documento:

Considerando a necessidade de ressaltar o exemplo do camarada Bergson Gurjão Farias, jovem estudante cearense, militante do PCdoB, que tombou em luta nas selvas do Araguaia, como inspiração para as lutas às quais o povo brasileiro e os comunistas são convocados a participar em nome da democracia, da liberdade, da soberania nacional e da justiça social;

Considerado que o Partido Comunista do Brasil tem a tradição de reconhecer a dedicação daqueles que, de modo incansável, buscam construir um Brasil de paz e de garantia de direitos;

O Comitê Estadual do PCdoB no Ceará decide:

Art. 1º Instituir a Comenda Bergson Gurjão, a ser conferida a pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo.

Art. 2º A Comenda Bergson Gurjão será concedida a cada dois anos, por decisão de reunião plenária do Comitê Estadual, e entregue na abertura da Conferência Estadual do ano em curso.

Art. 3º A primeira Comenda Bergson Gurjão será concedida à senhora Luiza Gurjão Farias, em homenagem a todos os familiares dos que lutaram na Guerrilha do Araguaia.

Art. 4º A presente comenda passa a vigorar a partir de sua publicação.

Fortaleza, 27 de setembro de 2009.
Comitê Estadual do PCdoB/Ceará