Carta de Renato Rabelo à 19ª Conferência Estadual do PCdoB/CE

Durante abertura da 19ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará, na noite desta sexta-feira (02), Altamiro Borges, membro do Comitê Central do PCdoB, leu carta do presidente nacional do Partido, Renato Rabelo. Confira a seguir a íntegra da homenagem.

Em nome da direção nacional do PCdoB, gostaria de render minhas homenagens nesta Conferência Estadual do Ceará em memória do bravo militante comunista e guerrilheiro do Araguaia, Bergson Gurjão Farias. Com a confirmação da identificação dos restos mortais de Bergson por parte da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos será possível à sua família, seus entes queridos e ao próprio Partido Comunista do Brasil enterrá-lo dignamente, e recuperar sua história de dedicação profunda à luta pela liberdade e democracia em nossa prática.

Bergson foi estudante de Química na Universidade Federal do Ceará e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, em 1967. Foi preso no Congresso da UNE, em Ibiúna e foi expulso da faculdade com base no Decreto-lei 477. Indiciado no inquérito por participação no XXX Congresso da UNE, foi condenado em 1º de julho de 1969 a dois anos de reclusão.

Em 1968, no Ceará, foi gravemente ferido quando participava de manifestações estudantis. Refeito dos ferimentos e sob feroz perseguição, foi para o interior, indo residir na região de Caianos, onde continuou suas atividades políticas.

Ferido em combate em 08 de maio de 1972, seu corpo foi levado para Xambioá, todo deformado, tendo sido dependurado em uma árvore, com a cabeça para baixo, torturado constantemente pelos para-quedistas mobilizados na caça aos guerrilheiros.

Seu exemplo de luta permanecerá vivo em nossa memória, exemplo de dedicação totalà luta do povo por melhores condições de vida, pela liberdade e democracia, por um futuro socialista para o Brasil.

Renato Rabelo
Presidente Nacional do PCdoB