Aberta 19ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará

A abertura da 19ª Conferência Estadual do PCdoB aconteceu na noite desta sexta-feira (02 de outubro) e lotou o auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Parlamentares, dirigentes comunistas, delegados, membros de movimentos sociais e convidados participaram do ato inicial e se emocionaram com as homenagens prestadas a Bergson Gurjão Farias.

19ª Conferência do Ceará

Emoção. Esta é a palavra que melhor simboliza a noite de abertura da conferência estadual. A solenidade foi iniciada com uma série de homenagens a Bergson Gurjão, militante cearense assassinado em combate durante a Guerrilha do Araguaia.

Após as manifestações em reconhecimento ao saudoso comunista, o presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), destacou a importância da conferência no processo de construção de um Partido mais forte. “Estamos realizando encontros há três meses. Foram debates, reuniões, seminários, assembleias de bases em cerca de 120 municípios cearenses. Esta conferência passa a ser importante não só pelo número de participantes, mas principalmente pelo seu significado”. Para Patinhas, a confirmação da identificação dos restos mortais de Bergson Gurjão encheu os encontros de simbolismos. “Vejo aqui no rosto de todos a emoção de presenciar esta conferência. A volta do inesquecível e querido Bergson demonstra o avanço da democracia no Brasil”, enfatizou.

Patinhas afirma que o PCdoB é um Partido de história. “Há anos procuramos aprofundar e compreender a realidade brasileira. Neste processo de debates, com o acúmulo de conhecimentos que temos em quase um século de existência, pretendemos atualizar o programa socialista considerando os novos fatos que se apresentam diante de nós”. O comunista citou a crise do Capitalismo, os ventos positivos na América Latina e a rica experiência do governo Lula. “Nossa elaboração é coletiva. Iremos, juntos, mostrar o caminho que leva o país a objetivos maiores: o de uma sociedade socialista”.

Representando o Comitê Central do PCdoB, Altamiro Borges parabenizou a militância comunista que se mobilizou durante todos estes meses para a construção do 12º Congresso Nacional do Partido. “A democracia é o cimento da unidade. Somos integrantes deste processo de construção coletiva que nos levará a uma sociedade mais justa”, considerou. Ainda durante sua intervenção, o comunista ressaltou a importância de Bergson na atualidade. “Ele foi um patriota, ligado ao povo. Como esportista, tenho certeza de que estaria ainda mais feliz. Compartilharia com a gente a conquista da realização das Olimpíadas de 2016 no Brasil”. Altamiro Borges foi o porta-voz de uma carta enviada por Renato Rabelo. Nela, o presidente nacional do PCdoB homenageia a “memória do bravo militante comunista e guerrilheiro do Araguaia, Bergson Gurjão Farias”.

Quando a emoção fala

Ielnia Gurjão falou em nome da família. “É uma maravilha ver este espaço lotado. Estou surpresa porque recordo que quando participava de reuniões do PCdoB, éramos no máximo seis ou sete pessoas”, relembrou. Em nome da família, a irmã de Bergson agradeceu o carinho e a solidariedade que todos demonstraram ter.

Recordando os duros anos de incertezas, Ielnia externou. “Durante anos pensávamos que Bergson estava morto, mas lá dentro sempre havia a esperança de que ele voltaria. Principalmente para a mamãe. Apesar de tudo, hoje podemos ver que tanto sacrifício dele foi reconhecido”.

Agradecida, Ielnia destacou a colaboração das pessoas que ajudaram para que finalmente os restos mortais de Bergson pudessem voltar para casa. “Somos gratos ao senador Inácio Arruda e ao Deputado Federal Chico Lopes. Eles fazem parte desta rede de trabalhadores que se empenharam para que a gente conseguisse dar dignidade a Bergson mesmo depois de morto. Sabemos que não estamos sozinhos e sentimos que muita coisa boa ainda pode acontecer. A confirmação dos restos mortais do meu irmão abriu caminhos para que outras pessoas também mantenham viva a esperança de trazer para perto seus entes queridos”, declarou emocionada.

Lideranças políticas também participaram do encontro

Valdemir Catanho, que representou a prefeita Luizianne Lins na solenidade de abertura, destacou que o encontrou foi um “momento revigorante”. O assessor da prefeita ratificou que o PCdoB é um aliado inquestionável e relembrou que o desafio para o futuro é iminente. “Precisamos continuar aprofundando as conquistas iniciadas no Governo Lula. Precisamos pensar que tipo de país queremos construir daqui pra frente”.

Presidente estadual do PT no Ceará, Ilário Marques também ressaltou o vigor e o entusiasmo da militância comunista na conquista de vitórias. “Temos que nos unir pois temos batalhas importantes pela frente. O Brasil hoje se tornou referência na América Latina e no mundo. Precisamos aprofundar a luta ideológica, trazê-la para o nosso dia a dia. Assim alcançaremos mais conquistas”.

O PMDB também participou da solenidade de abertura da 19ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará. Eunício Oliveira destacou a história de luta e coragem e ressaltou o que o Partido enfrentou lutas em nome da democracia e de condições mais dignas para a sociedade.

A voz dos comunistas

Eliana Gomes, primeira mulher comunista a assumir um cargo na Câmara Municipal de Fortaleza, destacou a dedicação de Bergson Gurjão. “Ele lutou pela liberdade e pelo desejo de transformar a sociedade”, afirmou. Representando os movimentos sociais e as mulheres, Marta Brandão, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Ceará (CTB), ressaltou a força da militância comunista que luta pelo fortalecimento dos direitos das pessoas. “Onde tem luta do povo, o PCdoB está lá. Viva a luta do povo brasileiro!”.

Para o senador Inácio Arruda, a homenagem a Bergson Gurjão encheu o ato de abertura da conferência de sentimento. “Bergson foi um guerrilheiro do povo. Ele ofereceu sua vida em defesa da democracia, da liberdade e da paz no Brasil. Não só Bergson, mas todos aqueles os bravos comunistas deram suas vidas para que este auditório hoje estivesse lotado”.

Referindo-se ao anúncio da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, o Senador afirmou: “Compreendo as lágrimas de Lula e do camarada Orlando Silva. Foi a expressão de sentimento verdadeiro pelo Brasil. Eles reconhecem que o nosso país é rico, de povo corajoso, lutador e consciente. Aquelas foram lágrimas para colocar o país em pé, de cabeça erguida”, reconheceu.

Inácio Arruda citou conquistas recentes do povo brasileiro mas destacou.: “É preciso chamar as pessoas. Já demos passos, mas ainda penso que foram pequenos. Imagino que o grande Bergson queria mais. Só agora o país está começando a engrenar e não podemos permitir que voltemos a dar passos para trás. Queremos sorrir o sorriso de Bergson Gurjão Farias”, finalizou.

A 19ª Conferência continua neste sábado (03). Ao longo do dia acontecerão debates sobre a proposta do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) e a política de quadros como forma de fortalecer o Partido. Já no domingo acontecerá a votação do novo Comitê Estadual do PCdoB no Ceará além da escolha dos delegados que irão representar o Ceará no 12º Congresso Nacional do Partido, que acontece no início de novembro deste ano em São Paulo.

De Fortaleza,
Carolina Campos