Conferência do PCdoB RS será neste final de semana
A 15ª Conferência do PCdoB RS ocorre neste final de semana: dias 03 e 04 de outubro, em Porto Alegre. O encontro finaliza a etapa estadual do 12º Congresso do partido, cuja plenária final será em São Paulo, no início de novembro. Mais de 3 mil filiados com carteira militante foram mobilizados no estado, em cerca de cem municípios. O encontro será no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.
Publicado 01/10/2009 18:09 | Editado 04/03/2020 17:11
Os debates sobre o caderno de teses do congresso moibilizaram o PCdoB gaúcho desde junho até agora. Entre os destaques da programação realizada estão o Seminário Estadual para dirigentes partidários ocorrido no mês de julho, e o debate sobre o Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil (NPND), com a presença de Renato Rabelo, em agosto. Em setembro as atividades se concentraram em debates públicos nos municípios, finalização das assembleias de base e as Conferências Municipais, que renovaram as direções locais.
O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, faz balanço positivo do processo. Ele destaca que o congresso proporciona amplo debate democrático que envolve todo o partido, desde as bases até as direções. "É um exemplo de democracia que dá o PCdoB, e um debate muito importante para o Brasil, na perspectiva dos avanços necessários à nação – citando a proposta do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil, tema central para as discussões."
Frasson chamou a atenção para a relevância da Conferência, que deverá coroar este amplo processo de debates ocorrido no estado, além de eleger a nova direção estadual do partido para 2010 e 2011 e os delegados do RS à plenária final do congresso.
Apesar de o foco central do encontro ser o caderno de teses do congresso nacional – cujo centro é o NPND, a conjuntura estadual também deverá ter destaque , com apresentação de avaliação sobre a crise do Governo Yeda e de calendário do PCdoB com vistas a preparação da participação dos comunistas gaúchos nas eleições de 2010.
PCdoB mais forte na luta social e nas eleições de 2010
"O processo eleitoral de 2010 será uma batalha de grande importância para dar um passo adiante na luta mudancista. O partido terá grande desafio. Para tanto, além de contribuir com a continuidade do ciclo mudancista iniciado pelo governo Lula, o PCdoB deverá atuar visando criar as condições para a conquista de um governo no estado comprometido com um projeto de retomada do desenvolvimento do Rio Grande articulado com o projeto nacional", pontua Frasson.
O PCdoB quer ampliar sua participação, tanto na assembléia gaúcha como na Câmara Federal, buscando no mínimo dobrar as suas bancadas atuais (o PCdoB possui um deputado estadual, Raul Carrion e uma federal, Manuela D'ávila).
O ato político da Conferência será no sábado (03) às 10h30 e deverá contar com a participação de partidos e autoridades convidadas.
São esperados mais de 500 delegados à Conferência, eleitos nas etapas municipais do processo congressual.
História
O encontro vai homenagear a memória de João Carlos Haas Sobrinho, médico gaúcho, natural de São Leopoldo, que foi guerrilheiro no Araguaia. Haas ficou conhecido na região por "Dr. Juca". Ele foi morto pelas forças do Exército no dia 30 de setembro de 1972.
SERVIÇO:
Conferência Estadual PCdoB RS
Dias 03 e 04 de outubro
Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS
Início: 9h