Sem categoria

Heliópolis promove corrida beneficente neste domingo

A favela de Heliópolis, em São Paulo, é lembrada pela imprensa como uma referência de violência urbana. Não é para menos, pois a ação da polícia vitima moradores do bairro mensalmente, provocando reações da população, como as imagens registradas por moradores em um vídeo. Mas membros da Associação de Moradoes e da Rádio Heliópolis querem que o Brasil veja "Heliópolis, bairro educador", e dvulgam a 4ª Corrida e Caminhada de Heliópolis, atividade benefiente que ocorrerá no próximo domingo (4/10).

"Heliópolis tem hoje 125 mil habitantes e está instalada em um milhão de metros quadrados. A carência de recursos e a pobreza que ali se instalou, gera a necessidade de ações que elevem a auto-estima e estimulem a busca da cidadania". É com estes justo argumentos que a União de Núcleos de Associações da Sociedade de Heliópolis e São João Clímaco (Unas) organiza atividades como a 4ª Corrida e Caminhada de Heliópolis, que acontecerá no próximo domingo (4/10), e a Festa das Crianças, evento realizado todos os anos pela Unas com apoio de comerciantes locais.

Moradores do bairro fizeram um vídeo (abaixo) demonstrando a violência policial no bairro e integrantes da Rádio Heliópolis divulgam as imagens ao mesmo tempo em que fazem um apelo para que ações como a 4ª Corrida e a Festa das Crianças sejam divulgadas, no intuito de mostrar que vale a pena investir em cidadania no bairro.

Para participar da 4ª Corrida e Caminhada de Heliópolis, basta comparecer a um dos postos de inscrição: Rua da Mina, número 38 ou Estrada das Lágrimas, número 2205, das 9h às 17h e doar dois quilos de alimento não perecíveis. Todos os participantes receberão medalha, camiseta e kit lanche e os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberão troféu, medalha e prêmios em dinheiro.

Já no dia 12 de outubro, a associação prepara "um dia especial para mais de 4.000 crianças", trata-se da festa que acontece em dois pontos da comunidade, com brincadeiras, atrações musicais e palhaços. Para que a festa seja completa, há a distribuição de brinquedos e doces doados por pequenos comerciantes da região e por pessoas que abraçam a causa.

Interessados em fazer doações devem pocurar Josy pelos telefones 2272-0140 e 2272-0148, ou entregar a doação na rua da Mina, 38, bairo Heliópolis (sede da Unas). 

Assista ao vídeo dos moradoes de Heliópolis sobre a violência policial no bairro:



Serviço:
4ª Corrida e Caminhada de Heliópolis
Domingo (4/10)
Largada às 9h na rua da Mina, em frente a Quadra da UNAS
Informações: 2272-0140, 2272-0148 ou 2215-2525
O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio de Falcão Cabeleireiros

De São Paulo, Luana Bonone