Sem categoria

Conam lança nota de repúdio à violência policial em SP

Motivadas por episódios escandalosos de violência policial ocorridos nos últimos meses na cidade de São Paulo (SP), a Federação das Associações Comunitária do Estado de São Paulo (Facesp) e a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) lançaram nota em setembro em repúdio às ações truculentas da polícia. Leia a íntegra abaixo.

"Nota de Repúdio

A vida em uma cidade não é fácil. Os desafios são muitos. Desde a falta de acessibilidade, moradia, saúde, bem-estar, saneamento básico, segurança pública entre outros fatores que contribuem para caos Urbano.

Sendo assim, fica evidente a falta de planejamento, pensamos a cidade pra todos(as), cidades com melhorias necessárias para uma vida digna. Neste sentido, a FACESP – Federação das Associações Comunitária do Estado de São Paulo – e a CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores – vêm por meio desta repudiar a ação truculenta e de opressão contra os moradores de Capão Redondo e Heliópolis. O que os trabalhadores desses dois bairros têm em comum além do abandono dos Governos Serra-Kassab é a coragem de reagir diante das injustiças.

Existe um povo trabalhador que luta por melhores condições de vida. No Capão Redondo a luta é por moradia. Mesmo que essa moradia não traga grandes confortos e condições dignas. Essas famílias moravam há pelos um ano e meio e seus direitos foram desrespeitados. Para a FACESP-CONAM esse é o resultado da falta de compromisso deste governo com uma política de Estado na política habitacional não utilizando os instrumentos do Estatuto da Cidade (planejamento e ocupação do uso do solo e de interesse social) medidas como essas evitariam ações de violência como as que ocorreram.

Na ausência de uma política habitacional e de inclusão social o governo simplesmente usou da força policial para garantir que a área fosse reintegrada. Sem espaço real de negociação por conta do estado, os moradores não tiveram outra alternativa à "LUTA" para permanecer. O restante sabemos: falta de respeito e truculência policial.

Em paralelo ao que aconteceu em Capão Redondo vamos para o Bairro de Heliópolis. Onde não teve uma reintegração de posse e sim a truculência estatal.

Heliópolis, também viveu dias de terror e viu seus moradores indignados contra a agressão por parte do estado, que tirou a vida de uma jovem estudante vítima dessa violência urbana. Dessa forma, Capão Redondo e Heliópolis se cruzam na esperança de dias melhores por segurança, habitação e respeito aos direitos Humanos e sociais.

Assinam esta nota:

CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores)

FACESP (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo)"

Fonte: Conam