Sem categoria

 Morre o intelectual cubano Cintio Vitier

Um dos mais destacados intelectuais cubanos, o poeta e ensaísta Cintio Vitier morreu nesta quinta-feira (01), em Havana, aos 88 anos, informou a imprensa local, que deu todo destaque ao fato, relembrando sua vida e obra.

Vitier ganhou, em 2002, o Prêmio Juan Rulfo, um dos mais importantes prêmios de literatura latino-americana. Também arrematou o Prêmio Nacional de Literatura, em 1988, e o título Oficial de Artes e Letras da França. A obra do intelectual começou a ser publicada na década de 30. Ele é autor de títulos como "Paradiso", parceria com José Lezama Lima.

Vitier, um defensor da revolução, foi um dos fundadores da revista "Orígenes", que, entre 1944 e 1956, reuniu importantes intelectuais da ilha. O corpo do intelectual, nascido em 25 de setembro de 1921, está sendo velado no Centro de Estudios Martinianos, lugar que fundou e presidiu. Vitier era um estudioso do pensamento de José Martí.

Entre suas obras mais premiadas, estão as dedicadas aos poemas, Vísperas e Testemonios, a novela Peña Pobre e os ensaios O cubano na poesia e Esse sol do mundo moral.

Com agências