RS: Ibope registra 74% de desaprovação para o governo Yeda
Pesquisa Ibope publicada nesta segunda-feira (5) pelo jornal Zero Hora indica uma desaprovação de 74% para a administração de Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul. Dos 812 eleitores consultados em 52 municípios gaúchos entre os dias 25 e 29 de setembro, 64% acham o governo ruim ou péssimo e 62% são a favor do afastamento de Yeda devido às denúncias de corrupção.
Publicado 05/10/2009 16:43
A governadora responde a uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal, que envolve também outros oito réus ligados ao governo. Ela é acusada de participar de um esquema de corrupção que teria desviado cerca de R$ 44 milhões dos cofres públicos a partir de fraudes no Detran (Departamento deTrânsito) do Estado.
Dos eleitores entrevistados pelo instituto de pesquisa, 29% consideram que as denúncias contra Yeda são verdadeiras e outros 39% acham que são mais verdadeiras que falsas. Apenas 3% dos eleitores disseram não confiar nas denúncias. Outro dado que chama a atenção na pesquisa: 84 em cada 100 eleitores se disseram informados sobre as denúncias envolvendo a governadora.
No final de semana, o Ibope também havia divulgado uma pesquisa de intenção de voto ao governo gaúcho em que a governadora Yeda Crusius também amargou índices negativos. Ela obteve 5% das intenções de voto no melhor cenário, disputando com o petista Tarso Genro (37%), com o peemedebista Germano Rigotto (27%), com o socialista Beto Albuquerque (7%) e com o pedetista Vieira da Cunha (2%). José Fogaça, do PMDB, aparece com 28% das intenções de voto em outro cenário.
Yeda foi também a candidata que apresentou a maior rejeição entre todos os candidatos: 60%. Nenhum dos demais candidatos alcança sequer 20% de rejeição, segundo a pesquisa. O porta-voz da governadora, Joabel Pereira, disse que Yeda não vai comentar os resultados. A governadora viaja nesta segunda-feira para São Paulo, onde participa à noite do programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura.
Fonte: UOL