Jamil Murad homenageia cantora Mercedes Sosa

No início da tarde desta segunda-feira, dia 5 de outubro, o vereador Jamil Murad (PCdoB) postou no twitter a seguinte frase: ‘nossa eterna homenagem a Mercedes Sosa, inesquecível liderança de nossas lutas libertárias”. No mesmo horário, Jamil também apresentou na Câmara dos Vereadores um requerimento de pesar pelo falecimento da cantora argentina que ocorreu neste domingo, dia 4 de outubro, em Buenos Aires.

“Militante política, comunista, cantava alto e forte em nome dos oprimidos, sempre comprometida com a justiça e com a luta do povo” diz o texto do requerimento apresentado por Jamil. O vereador lembrou que Mercedes Sosa combinava arte e luta e se transformou em um símbolo de resistência. “Ela fundiu canto, poesia, amor, revolta, luta e indignação numa só voz, num só canto”, declarou Jamil.

Após protocolado e deferido pela presidência da Câmara dos Vereadores, cópia do requerimento será encaminhada para a embaixada da Argentina no Brasil.

Voz da Liberdade
Mercedes Sosa teve uma atuação marcante durante a ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983 e acabou exilada na Europa. Foi apontada como "a voz da maioria silenciosa", por sua defesa dos pobres e sua luta pela liberdade. Ela ficou fora de cena por algum tempo anos atrás por um problema de saúde, mas retornou em 2005. A última apresentação no Brasil aconteceu em 2007. A cantora faleceu em conseqüência de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios.