PCdoB-AM conclui conferência e indica Vanessa para o Senado

No último fim de semana, o PCdoB do Amazonas encerrou sua 15ª Conferência Estadual num clima de muita politização, adesão de personalidades políticas consolidadas do Estado e a aprovação do novo projeto político-eleitoral, que tem como principal meta eleger Vanessa Grazziotin senadora nas eleições de 2010.

Cerca de 300 delegados de 26 municípios se fizeram presentes no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) durante os dois dias do evento que contou com a presença do vice-governador do Estado Omar Aziz.

O ingresso do ex-deputado estadual Francisco Balieiro nas fileiras do partido foi anunciada pelo presidente do Comitê Estadual Antonio Levino durante a  abertura dos trabalhos da Conferência, no sábado (3). “Sempre disse ao meu filho que se saísse do PMDB o único partido que gostaria de estar seria o PCdoB. Quis o destino que esse dia chegasse”, afirmou Balieiro, que apontou a convivência com Eron Bezerra no parlamento estadual como motivação para a tomada da decisão.

“A partir de hoje meu rumo político será definido pela direção do partido. Vou ser extremamente fiel ao estatuto e às decisões do PCdoB”, completou.

Além dele, o diretor do hospital João Lúcio, Joaquim Barros Neto, o presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Paulo Alex, e a ativista social e ex-candadita a prefeitura de Parintins Alessandra Azedo também se filiaram ao partido da foice e do martelo. O crescimento do partido, no entanto, ocorreu de maneira geral. Nos últimos três meses, cerca de 20 mil pessoas foram mobilizadas em todo Estado para esta conferência. Fruto disso, o PCdoB organizou inéditas frentes de atuação, como a dos trabalhadores rurais, advogados, dentre outros.

Além disso, inúmeras direções municipais foram organizadas no interior do Estado. Apenas o município de Itamaraty não conta com a organização dos comunistas, algo que segundo Levino ocorrerá antes do fim do ano.

Vanessa ao Senado e nova direção

Divulgada pela grande imprensa e bastante comentada nos fóruns do PCdoB, a candidatura de Vanessa Grazziotin ao Senado na próxima eleição já é fato consumado para os camaradas. Mais do que expectativas, os novos ares a serem alçados pela deputada federal foi aprovado durante o evento e agora é resolução política da organização.

Outro que teve seu futuro político descortinado pela militância foi o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra. O deputado estadual licenciado deverá concorrer a uma das vagas de deputado federal.

Candidaturas à parte, eleitos mesmo estão os 75 quadros políticos do partido que conduzirão o Comitê Estadual da organização pelos próximos dois anos. Líderes sindicais, estudantis, trabalhadores rurais, mulheres, indígenas, professores e secretários como Eron e Júlio César, titular da pasta de Juventude, Esporte e Lazer do Estado e a deputada federal Vanessa Grazziotin fazem parte desse time que é responsáveis por pensar o partido, suas metas e crescimento ao longo desse tempo.

De Manaus,
Anderson Bahia

Atualizada dia 7/10, às 11h54