PCdoB-GO realiza Conferência e elege nova direção no estado

O PCdoB de Goiás realizou nos dias 3 e 4 de outubro, na Câmara Municipal de Goiânia, a sua Conferência Estadual. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo Telles, representantes de partidos aliados, vereadores e vice-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia no Ato Político, realizado no sábado.

O Partido Comunista do Brasil realizou neste fim de semana, a Conferência Estadual do PCdoB na Câmara Municipal de Goiânia. Participaram cerca de 300 pessoas de 60 municípios goianos. O jornalista José Carlos Ruy, participou do evento representando o Comitê Central.

Estava em pauta o debate das teses e eleger os delegados do 12º Congresso Nacional do PCdoB, além da formação da nova direção do Comitê Estadual para o biênio 2009/2011.

A vice-presidenta estadual do PCdoB, Lucia Helena Rincon abriu os trabalhos da Conferência na manhã do sábado (03). Após a aprovação do regimento interno e das comissões, foi exibido um vídeo com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e com o secretário nacional de organização, Walter Sorrentino sobre as Resoluções do 12° Congresso.

Representando o Comitê Central, o jornalista José Carlos Ruy fez uma apresentação sobre a Resolução Política do Novo Programa Socialista para o Brasil. De acordo com o Ruy, o Programa que foi aprovado em 1995 teve uma grande importância para reafirmar a proposta do socialismo numa época propícia e agora, segundo José Carlos, é o momento do PCdoB apresentar o Programa Socialista com um objetivo estratégico e intermediário por etapas.

“Depois de muito debate e reflexão para entender a complexidade que é o nosso país e os desafios contemporâneos para a luta revolucionária, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, amadurecendo a idéia da necessidade de inverter essa lógica, pensou em fazer um programa que dedique, principalmente, a entender, descrever e enfatizar o caminho. E essa proposta de programa está ligada a essa perspectiva. Nós sabemos onde queremos chegar, nós queremos chegar a sociedade socialista, compreendendo que a sociedade socialista é uma etapa de transição para uma sociedade muito mais avançada que é a sociedade comunista”, expôs o membro do Comitê Central.


ATO POLÍTICO

Após a apresentação de José Carlos Ruy, o Ato Político chamou a atenção não só pela participação de várias autoridades e lideranças políticas e de movimentos sociais, mas também pela presença de um desembargador, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, doutor Paulo Telles que saudou a Conferência na pessoa do vereador de Goiânia, Fábio Tokarski e contou que sua simpatia e admiração pelos comunistas iniciou em sua infância.

Narrou o desembargador que quando tinha 8 ou 9 anos e morava em Crateús, uma cidade muito distante da capital do Ceará, todo ano o dono da padaria, seu Ferreirinha, único comunista da cidade, soltava foguete em comemoração ao aniversário de Prestes e por esse ato era preso, mas ele insistia e todo ano fazia o mesmo gesto e sempre era preso, contou o presidente do TJ-GO.

“Isso marcou a minha infância, a minha juventude e depois como adulto porque o PCdoB sempre defendeu a legitimidade de assumir o poder através do partido, que não nos cabe apenas deter o poder e deter os seus organismos de representação, isso eu carrego desde a minha infância. A minha admiração pelo PCdoB é que ao longo de sua história o partido é formado por homens valorosos envolvidos por um ideal, homens que não lutam apenas pelo poder do poder”, finalizou o dr. Paulo Telles.

Fizeram uso da palavra e saudaram a Conferência Estadual ainda Luiz Alberto, presidente do PT e a ex-deputada federal Neide Aparecida; o presidente municipal do PR, Marcos Alfaia; o ex-vereador, Euler Ivo, representante do PDT.

Representando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o vice-prefeito, Paulo Garcia (PT), fez um discurso acalorado pela recém filiação de seu irmão caçula, Altamir Garcia ao PCdoB de Goiás. Disse ele: “Me sinto muito a vontade no PCdoB e ter minha família nesse partido me deixa muito feliz. Principalmente porque meu irmão recentemente passou por um problema de saúde muito grave, e hoje estou muito orgulhoso por ele ter escolhido o PCdoB. Cada um tem sua história, mas a história coletiva é que tem construído esse país”.

O vereador de Goiânia, Fabio Tokarski explicou que esse ano congressual é muito importante para o PCdoB, o partido mais antigo do país, pois está debatendo não só um programa de partido, mas um programa para o Brasil. São mais de dois mil municípios que se reúnem para debater o novo programa brasileiro. “Acreditamos que esse Brasil – que a gente precisa conhecer mais em profundidade – e esse estado, que já lutou muito e tem produzido muito luta e também muito esperança de um país melhor, é composto de homens e mulheres com coragem. A continuidade da luta no 12° Congresso, como acelerar as mudanças, as reformas e seus mais de cinco mil municípios vão escolher os novos dirigentes do Brasil. Para tanto, disse o vereador, “é preciso compreender em profundidade esse país, as suas potencialidades. O Brasil é um país rico, tem a flora, a terra, o povo, e é rico em minérios. É o maior país onde todos falam o mesmo idioma, o Brasil é um país amado e admirado em todo mundo, mas tem outra face, é desigual e injusto. E nós temos que assumir a posição de levar adiante esse país como uma nação soberana e para isso temos que compreender o papel que joga as eleições do ano que vem. Temos que escolher bem o caminho que queremos. Queremos a continuidade ou a volta do projeto neoliberal?”, enfatiza o vereador Fábio Tokarski.

Estiveram presentes ainda na Conferência Estadual, a presidenta da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher, Eline Jonas; Ailma Maria, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Goiás; Nei Silvio, secretário de esporte e lazer de Aparecida de Goiânia; diretor de ciência e tecnologia de Anápolis, Fabrizio de Almeida; André Tokarski, diretor da UNE; Ivete Barreto do Conselho Federal de Enfermagem; Celma Grace e Ana Carolina Barbosa, diretoras do Centro Popular da Mulher; vereador pelo PCdoB e presidente da Câmara Municipal de Matrinchã, Eurípedes da Mata; vereador Valdeir Alves da cidade de Itumbiara; Elisangela Rodrigues Lima, diretora administrativa da secretaria de esporte e lazer de Anápolis; Valdeci Neto, vice-presidente da UNE/GO; Newton Pereira, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Divino Goulart, diretor de Agricultura Familiar de Morrinhos; Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Goiás, Anselmo Pessoa; Além de presidentes e diretores de entidades da sociedade organizada e do PCdoB de várias cidades goianas.

HOMENAGEM A ALDO ARANTES

O histórico militante do PCdoB goiano, Aldo Silva Arantes, membro do Comitê Central e secretário de meio ambiente da Fundação Mauricio Grabois e do PCdoB foi homenageado com uma placa pelos sua dedicação e luta no partido em Goiás. Em virtude de sua função nacional deixará de ser membro do Comitê Estadual do partido.

Aldo é hoje um dos líderes goianos de maior destaque no cenário político brasileiro. Nascido em Anápolis, Aldo iniciou sua militância política no movimento estudantil, presidiu a UNE no período 1961/62. Foi deputado federal pelo PCdoB de Goiás por quatro vezes, sendo o deputado federal Nota 10. Atualmente Aldo participa também da Comissão de investigação dos desaparecidos políticos na Guerrilha do Araguaia, no sul do Pará.

A placa de homenagem diz: “O Comitê Estadual do PCdoB em Goiás presta justa homenagem ao histórico militante ALDO ARANTES por sua grande contribuição a luta pelo socialismo, pelos direitos do povo e pelo Brasil democrático e soberano”.

APRESENTAÇÃO E DEBATE DAS TESES DO 12°

Após a homenagem, Aldo apresentou ao Plenário o tema sobre a situação política do Brasil e a garantia do ciclo progressista. “Eu espero que essa Conferência seja um marco em que a gente saia daqui unido para construir um grande partido comunista em Goiás e com uma grande vitória, não só elegendo um presidente ou uma presidenta da república que seja a expressão do interesse de transformações mais profundas no Brasil”, finaliza o ex-deputado.

Luiz Carlos Orro, presidente do PCdoB de Goiás, apresentou o documento de Balanço de atuação do Comitê Estadual do biênio 2007/2009 e falou da situação política no estado. “Em Goiás, o cenário é de avanço, os partidos de direita viam governando o estado, mas os partidos de esquerda vem aprendendo a se aliar. Em 2008 houve essa grande aliança com o PMDB, PT, entre outros partidos de centro-esquerda que o resultado foi muito positivo e isso demonstra que estamos no caminho certo”. O PCdoB vem numa crescida, elegemos mais oito vereadores no interior e o camarada Fábio Tokarski em Goiânia, ainda assumimos cadeiras administrativas em 37 cidades goianas. Agora temos que nos fortalecer e avançar mais”.

Segundo o presidente estadual, o projeto eleitoral do PCdoB tem o camarada Fabio Tokarski como candidato a vaga na Câmara Federal e a necessidade de construção de uma chapa ampla de candidatos na capital e nos municípios, comprometidos com a luta dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, com a luta do povo brasileiro.

Após a palavra do presidente estadual, o debate foi aberto para as manifestações dos delegados e delegadas da Conferência Estadual.

A Comissão Eleitoral apresentou a chapa de nomes propostos para o novo Comitê Estadual de Goiás e delegou ao Plenário uma cédula de aprovação ou indicação de novos nomes.

No domingo pela manhã houve a continuação dos debates e a eleição do novo Comitê Estadual e dos delegados e delegadas ao Congresso Nacional do PCdoB que se realizará entre os dias 05 e 08 de novembro na capital paulista.

NOVA DIREÇÃO ELEITA – COMITÊ ESTADUAL DO PCdoB DE GOIÁS (2009-2011)

1. AILMA MARIA DE OLIVEIRA

2. ALEMAR MOREIRA DE SOUSA

3. ALEX TRISTÃO DE SANTANA

4. ALVARO VALÉRIO V. PÁDUA

5. ANA CAROLINA BARBOSA

6. ANTONIO GOMES TELES

7. CLEUBER CARDOSO

8. DIVINO GOULART DA SILVA

9. EDILAMAR CLARINDA DE REZENDE OLIVEIRA (DILA)

10. EDSAURA MARIA PEREIRA

11. EDWIGES CONCEIÇÃO CARVALHO CORRÊA

12. EGMAR JOSE DE OLIVEIRA

13. ELINE JONAS

14. ELIZANGELA RODRIGUES LIMA OLIVERA

15. ELIZIANA CAMPOS BRANDÃO TALARICO (ELIZ BRANDÃO)

16. ERVELIN BATISTA DE LIMA

17. EURIPEDES TEODORO DA MATA

18. FÁBIO TOKARSKI

19. FABRÍZIO DE ALMEIDA RIBEIRO

20. FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA

21. GEOVANA REIS

22. GERALDO PESSOA PROFÍRIO

23. GILMAR SAGGIORO

24. GOIAZ DO ARAGUAIA LEITE VIEIRA JUNIOR

25. HONÓRIO ÂNGELO DA ROCHA

26. IEDA FRUTUOSO FERNANDES

27. JOÃO GUIMARÃES SOBRINHO

28. JOÃO PIRES JÚNIOR

29. JORDENI DE ASSIS DA SILVA

30. JORGE RICARDO ARANTES BORGES

31. LÚCIA HELENA RINCON AFONSO

32. LUIZ CARLOS ORRO DE FREITAS

33. MARLON LUIZ DE ALMEIDA

34. NEI SILVIO DE OLIVEIRA

35. NIVALDO SANTOS

36. PAULO VITOR GOMES COELHO

37. REINALDO DE ASSIS COSTA

38. RITA APARECIDA DE AZEVEDO

39. ROBERTO BATISTA DE OLIVEIRA

40. SIGIFREDO BATISTA BOTELHO DE SOUSA (JOÃO GRANDÃO)

41. SILVIO COSTA

42. TAMARA NAIZ SILVA

43. UBALDO DE JESUS BARBOSA

44. VINICIUS CLEMENTINO CIRQUEIRA

45. VIRGILIO ALENCAR SANTANA

46. WILLIAM MENDES DA COSTA