Doc Bergson Gurjão: de fera do basquete a herói do Araguaia

O documentário Bergson Gurjão, homenagem ao herói da Guerrilha do Araguaia, foi feito pelo Coletivo de Cultura do PCdoB, Acartes e Clan do Cinema. Com depoimentos dos familiares e amigos, o curta-metragem conta a história do jovem e brilhante atleta de basquete, estudante de Química na Universidade Federal do Ceará (UFC), que se tornou exemplar guerrilheiro contra a ditadura no anos 70.

Bergson foi eleito vice-presidente do DCE da UFC em 1968 e preso, no Congresso da UNE em Ibiúna, no mesmo ano. Ainda em 68, o jovem militante comunista foi excluído da universidade com base no Decreto-lei 477, sendo também gravemente ferido na cabeça quando participava de manifestação estudantil na Praça José de Alencar. Em 1969, foi residir na região de Caianos, onde continuou suas atividades políticas. Em oito de maio de 1972, foi ferido e morto em combate nas selvas do Araguaia.

A ossada de Bergson foi localizada em 1996, numa escavação feita na região do Araguaia, mas apenas 13 longos anos depois foi confirmada sua identificação. O anúncio oficial sobre a confirmação dos restos mortais foi feito em sete de julho deste ano pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República e pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Leia também:
37 anos depois, Bergson Gurjão é sepultado com honras de Estado