Sem categoria

EUA: Congresso aprova transferência de presos de Guantánamo

Líderes do Congresso norte-americano estiveram nesta quinta (8) de acordo em transferir prisioneiros do cárcere militar de Guantánamo, Cuba, para serem processados em tribunais civis dos Estados Unidos. A decisão de dirigentes na Câmara de Representantes e no Senado significa uma vitória parcial para a administração do presidente Barack Obama, comenta o jornal New York Daily News.

Os congressistas incluíram a resolução em duas peças diferentes de projetos de lei: uma de 43 mil milhões de dólares para o Departamento de Segurança Interior e uma emenda sobre orçamento militar. "Apoiamos um processo no qual os detentos em Guantánamo possam ser julgados em território estadunidense", explicou o representante democrata por Carolina do Norte David Price.

Porta-vozes da Casa Branca aplaudiram a setença como um passo positivo que poderia facilitar o procedimento contra muitos reclusos que Washington cataloga como combatentes inimigos. A administração federal estadunidense confirmou que mantém o plano de fechar o cárcere de Guantánamo em janeiro próximo, e em breve revelará mais detalhes a respeito.

Um comunicado da Casa Branca citado pelo jornal The Wall Street Journal afirma que o fechamento da prisão de Guantánamo continua sendo um ponto importante na agenda do presidente Obama.

A prisão militar estadunidense – arbitrariamente instalada na ilha antilhana – manteve-se por decisão do Congresso após seu eventual fechamento ter sido recusado inclusive por partidários de Obama.

Pressões republicanas a respeito das futuras localizações de cerca de 200 presos induziram aos correligionários de Obama a remover os fundos deste programa para as guerras no Iraque e Afeganistão.

Fonte: Prensa Latina