Sem categoria

Obama é Nobel da Paz, apesar de Iraque e Afeganistão

O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído nesta sexta-feira (9) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "pelos seus extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comitê Nobel norueguês. Foram esquecidas pelo comitê as suas medidas para aprofundar a ocupação do Afeganistão e permanência no Iraque.

"O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama no sentido de um mundo sem armas nucleares", declarou o presidente do Comitê Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland.

Como presidente, Barack Obama "criou um novo clima na política internacional", lê-se na citação da atribuição do prêmio.

Com ele, acrescenta, "a diplomacia multilateral voltou a ganhar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar".

Além disso, devido à sua influência, segundo o Comitê, "o diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais", sendo que "a visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas".

"Só muito raramente uma pessoa capturou como Obama a atenção do mundo e deu esperança ao seu povo num futuro melhor", lê-se ainda na citação.

O Comitê norueguês, na sua conclusão, destaca que "se esforça há 108 anos por estimular precisamente essa política internacional e essas atitudes das quais Obama é o principal porta-voz no mundo".

O prêmio será entregue em Oslo em 10 de Dezembro, data do aniversário da morte do seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel, e consiste numa medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas (cerca de 980 mil euros).

Obama entra para a história do prêmio como terceiro presidente americano a receber a distinção durante seu mandato.

De acordo com o jornal The New York Times, o nome de Obama não tinha figurado entre os possíveis ganhadores até minutos antes do anúncio.

O presidente americano recebe o prêmio meses depois de ser empossado no cargo, em um momento em que os Estados Unidos ocupam militarmente Iraque e Afeganistão.

Antes de Obama, receberam o Nobel da Paz como presidentes dos Estados Unidos Theodore Roosevelt en 1906, e Woodrow Wilson en 1919.

Com o presidente Jimmy Carter, presenteado quase duas décadas depois de terminar sua administração, são quatro presidentes americanos que ostentam o prêmio norueguês. Em sua maioria são do Partido Democrata.

Com informações do Esquerda.net e da Prensa Latina