Campanha Salarial

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi hoje ao plenário da Câmara denunciar a “absoluta intransigência dos empresários do setor metalúrgico do Estado de Minas Gerais em relação à recuperação das perdas inflacionárias reivindicada pelos trabalhadores”.

Jo Moraes

Ao solidarizar-se com a categoria que no fim da madrugada paralisou o trânsito na BR-381, próximo à montadora Fiat, em protesto contra o impasse nas negociações, a deputada apontou discrepâncias.

Ela lembrou que no processo de enfrentamento da crise, quando houve necessidade, os empresários tiveram não só o apoio do Governo quanto da Câmara dos Deputados, que aprovou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Quando estávamos lutando para superar esses impasses trazidos pela crise, sem dúvida alguma, estavam previstas também concessões”, ponderou. Para ela, no período que seria “a Primavera de Luta dos trabalhadores”, ou seja, nos meses de setembro e outubro, quando se mobilizam para tentar repor as perdas salariais – , surgem esse tipo de impasse.

Bancários

Em seu pronunciamento, Jô Moraes destacou ainda que, “depois de uma dura greve conseguimos fazer com a Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN) se sentasse à mesa com os bancários. Mas ela mesmo oferece pequeno aporte às suas concessões”, observou. A deputada também se solidarizou com as demais categorias que estão em luta por melhores salários e condições de trabalho.