Carrion Jr. é homenageado no Parlamento Gaúcho

Em sessão solene do dia 07 de outubro do ano corrente, o deputado Raul Carrion(PCdoB) homenageou a Constituinte de 1988/89 e a atuação de seu irmão, Fransciso Carrion Júnior, pelo trabalho desenvolvido no Parlamento gaúcho. Também foi registrado pelo deputado comunista, as lutas dos movimentos sociais, em torno das 274 emendas populares equivalentes a 5% do eleitorado gaúcho.

Carrion Jr. é homenageado no Parlamento Gaúcho

Na ocasião foi entregue à Eduardo Carrion, a Medalha de Mérito Farroupilha a seu irmão e ex-deputado, Carrion Júnior, morto em fevereiro de 2001, num acidente aéreo. A Medalha do Mérito Farroupilha é a maior honraria oferecida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham-se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento gaúcho.

Confira o pronunciamento do deputado:

“Não poderia, neste momento, deixar de homenagear meu irmão, Francisco Machado Carrion Júnior, 1º-vice-presidente da Assembleia Constituinte, instalada em 26 de outubro de 1988, em nome de quem homenageio a todos os demais constituintes.

Carrion Júnior foi líder estudantil secundarista e universitário na década de 60, tendo se formado em Economia na UFRGS e obtido o doutorado na Universidade de Paris. Foi professor titular da Faculdade de Economia da UFRGS e destacou-se como comentarista econômico e assessor de inúmeros sindicatos, entre eles o Cpers.
Elegeu-se deputado estadual em 1982 e 1986, tendo exercido a presidência da Comissão de Economia e Desenvolvimento e da Comissão de Assuntos Municipais – por coincidência, as duas comissões de que sou titular, sem que soubesse que ele havia presidido ambas. Também foi 1º-vice-presidente desta Casa por duas vezes.

Eleito deputado federal em 1990, foi vice-líder da bancada do PDT e secretário de Planejamento e Administração do Rio Grande do Sul. Honrou o seu mandato e a tradição de políticos do Rio Grande do Sul, lutando pela redemocratização do País e pelos direitos do nosso povo.

Além da justa homenagem a todos os deputados constituintes, quero homenagear, no dia de hoje, aqueles homens e mulheres, muitos dos quais anônimos, que, no dia a dia da luta contra a ditadura – nas ruas, nas fábricas, nos campos, nas escolas, nas universidades –, defenderam a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores e de todos os oprimidos e explorados deste País. Sem eles, não teríamos a Constituinte de 1988 e a Constituinte Estadual de 1989.
Muitos pagaram a sua coragem com a prisão, com a tortura, com o exílio, com o banimento ou com a própria morte, como o coronel-aviador Alfeu de Alcântara, morto na base aérea de Canoas, no dia 4 de abril de 1964, por ter sido uma das peças-chaves para impedir que, em 1961, o palácio fosse bombardeado.

Cito também Manoel Raimundo Soares, o sargento das mãos amarradas, bem como o estudante Luiz Eurico Tejera Lisboa, os quatro gaúchos que deram a sua vida na luta guerrilheira do Araguaia, o médico João Carlos Haas Sobrinho, o metalúrgico José Huberto Bronca e os economistas Cilon da Cunha Brum e Paulo Mendes Rodrigues, heróis do povo brasileiro.
Mas, como disse a poeta comunista Lila Ripoll, deputada constituinte suplente de 1947: Morreram? Quem disse, se vivos estão? Não morre a semente, lançada ao chão. Seus frutos virão. E seu sacrifício não foi em vão. Seu exemplo frutificou na Constituinte de 1989, frutificou na luta pela anistia, frutificou na conquista da democracia.
Parabéns a todos e muito obrigado.”

Raul Carrion – Deputado Estadual (PCdoB)