Sem categoria

Negociadores de Honduras chegam a acordo sobre volta de Zelaya

As equipes de negociadores em busca de uma saída para a crise política em Honduras alcançaram, nesta quarta-feira (14), um acordo sobre o retorno ao poder do presidente deposto, Manuel Zelaya. A informação foi divulgada pela Telesur. O tema da restituição era o mais polêmico no diálogo, uma vez que os golpistas se negavam a aceitar o regresso do presidente legítimo. O texto do consenso, porém, ainda não foi divulgado, pois ainda está sendo analisado por Zelaya e o ditador Roberto Micheletti.

Desde a semana passada, delegados das duas partes em conflito debatiam uma saída ao impasse criado após o golpe de 28 de junho. Agora, a proposta aprovada pelas comissões será entregue a Zelaya e ao mandatário usurpador, Roberto Micheletti, para que analisem e informem sobre suas postura em torno do texto.

"Conseguimos um consenso sobre um texto único com relação ao ponto seis (que implica no retorno de Zelaya ao poder). Não posso falar do conteúdo do texto, pois descumpriria um compromisso que poderia incomodar a outra parte", declarou Victor Meza, um representante do líder deposto.

Zelaya foi deposto do cargo por militares, que o tiraram do país ainda de pijamas, sob a mira de armas. Os deputados de Honduras nomearam Roberto Micheletti, líder do Congresso, como novo presidente do país. Foi o primeiro golpe de Estado na América Central desde 1993, quando militares guatemaltecos derrubaram o presidente Jorge Serrano.

Mesmo com a pressão de países e entidades internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o governo de fato hondurenho se recusava restituir Zelaya ao cargo. O presidente deposto, então, retornou secretamente a Tegucigalpa no dia 21 de setembro e se abrigou na Embaixada do Brasil.

As negociações continuaram baseadas no Pacto de San José. Formulada pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, a proposta tem 12 pontos, dos quais oito tocam temas fundamentais e quatro dizem respeito a questões procedimentais. Entre os pontos que faltavam ser acertados, estava a volta de Zelaya ao poder em Honduras.

Com Telesur