Sem categoria

Ministério cria prêmio para empresários que estimulam esporte

O Ministério do Esporte instituiu o Prêmio Empresário Amigo do Esporte para homenagear os empresários que contribuem para desenvolver as diversas modalidades de esporte no País. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).

A instituição do prêmio é baseada na Lei de Incentivo ao Esporte, que garante abatimentos no Imposto de Renda (IR) às empresas que oferecem patrocínios e doações para projetos desportivos.

As empresas que declaram o Importo de Renda pelo lucro real podem aplicar até 1% do imposto devido em projetos esportivos. De acordo com o regulamento do IR, o lucro real da empresa é calculado considerando todas as receitas menos todos os custos e despesas da empresa.

Segundo o ministério, 7% do total das empresas brasileiras estão nessa categoria. Essas são as empresas que podem ser beneficiadas com a Lei de Incentivo ao Esporte e que concorrerão ao prêmio.

A Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, que será responsável pela coordenação das ações para a concessão do prêmio, publicará posteriormente as instruções para as empresas interessadas em concorrer ao prêmio.

Da Sucursal de Brasília

matéria atualizada em 19/10/2009