PCdoB de Sobral distribui A Classe Operária em fábrica da Região

Na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro (Dia do Professor), militantes do PCdoB de Sobral distribuíram o Jornal A Classe Operária aos funcionários (as) da Grendene. A atividade, ao longo deste ano, ocorreu pelo menos uma vez por mês na região.

A Classe Operária, instrumento de divulgação das ideias do PCdoB, tem sido muito bem recebida pelos trabalhadores (as) da importante fábrica de calçados na região norte do Ceará, apesar da tentativa dos seguranças da empresa, sob orientação da direção, de tomar os jornais na entrada da fábrica. Muitos operários (as), para impedir tal ação, sugeriram que o jornal seja dobrado e guardado no bolso, para evitar que seja tomado ou rasgado.

A Grendene de Sobral emprega hoje em torno de 20.000 pessoas, divididas em turnos ininterruptos. São homens e mulheres de Sobral e de várias cidades próximas que se deslocam das suas casas até a fábrica, muitas vezes em transportes inadequados e sem condições de tráfego e segurança, segundo seus relatos.

Os operários (as) da fábrica que moram em Sobral reclamam da falta de transporte público e de vale-transporte, que os obriga a pagar do próprio bolso ônibus fretados para seu deslocamento diário, desfalcando significativamente seus salários.

Segundo suas queixas, muitos destes ônibus, como tantos outros que transportam operários e operárias de vários municípios, não oferecem condições de tráfego, segurança ou conforto. Os trabalhadores questionam o poder público pela falta de fiscalização dos ônibus e pela ausência do transporte coletivo de qualidade, acarretando prejuízos significativos aos trabalhadores calçadistas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do setor na região.

É necessária uma ampla mobilização de operários e operárias, estudantes e trabalhadores de outras categorias e da população em geral para a garantia de transporte público de qualidade em Sobral, pois já há problemas de trânsito vistos apenas em grandes metrópoles. Enquanto em outras cidades há todo um movimento para redução da frota de veículos particulares circulando na cidade, em Sobral a falta de transporte público obriga o uso deste tipo de transporte, causando transtornos a toda a população, mas principalmente aos trabalhadores e estudantes.

Fonte: Secretaria de Comunicação PCdoB/Sobral