Conferência do Rio aprova Conselho Municipal de Comunicação

Realizada nos dias 16 e 17, com 337 delegados, a I Conferência de Comunicação do Rio teve como um dos destaques a aprovação do Conselho Municipal de Comunicação, a ser criado pela Prefeitura. A conferência contou com participação destacada dos comunistas, que foram convocados pelo PCdoB da Capital. Além dos militantes, dirigentes da Capital e do Comitê Estadual estiveram presentes.

Altamiro debate na Conferência do Rio

A Comissão Organizadora contou com integrantes do governo municipal, dos empresários e da sociedade civil. O secretário estadual de Comunicação do PCdoB-RJ, Wevergton Brito Lima, foi membro titular da comissão, representando a CTB. A União Estadual dos Estudantes ocupou uma das suplências, com a camarada Flávia Calé (presidente da entidade).

Um marco para a cidade do Rio, a primeira conferência de comunicação da Capital reuniu trabalhadores, estudantes, empresários, representantes de movimentos sociais e do governo do Rio.

No primeiro dia, a abertura da conferência contou com a participação de Berenice Mendes, do FNDC, e de Beto Almeida, da TV Comunitária de Brasília. A apresentação foi feita pelo representante da Secretária Especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio, Alex Vargas.

A mesa seguinte teve a participação dos vereadores do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB) e Reimont (PT), da deputada federal Cida Diogo (PT) e do secretário de Ciência e Tecnologia do Rio, Rubens Andrade.

Para Roberto Monteiro, que parabenizou a iniciativa da prefeitura, a democratização da comunicação é um luta grande dos movimentos sociais e, por isso, foi importante a convocação da conferência nacional de comunicação pelo governo Lula.

Debates

O segundo dia foi reservado aos debates dos temas da conferência: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: Direitos e Deveres”. As mesas contaram com representantes do governo municipal, dos empresários e do movimento social.

Nos três debates, ocorreram dezenas de intervenções e apresentações de propostas, que serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência de comunicação. Os itens que se referiam ao município do Rio foram debatidos e votados em plenário. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Prefeitura, entre elas a que cria o Conselho Municipal de Comunicação.

Representando o movimento social na mesa “Cidadania: Direitos e Deveres”, o jornalista Altamiro Borges falou sobre o poder da mídia monopolista e a luta pela democratização da comunicação para garantir espaço aos movimentos sociais.

Altamiro considerou de muita gravidade a criminalização dos movimentos sociais, principalmente em relação ao MST e à UNE, que recentemente passaram por ataques da grande mídia. Falou sobre a liberdade de imprensa, que para ele não se deve confundir com “liberdade de empresa” e citou como medidas necessárias o incentivo à produção independente, a redistribuição das verbas publicitárias e os investimentos na TV pública. Por fim, disse que a própria conferência era um importante passo na democratização da comunicação, pois fez com que diversos atores da sociedade debatessem o tema.