Sem categoria

Oposição apresenta requerimento para CPI do MST

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentam nesta terça (20) à Mesa do Congresso o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o repasse de recursos públicos para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O requerimento deverá ser lido na quarta-feira (21), em sessão do Congresso marcada para as 10 horas. A comissão só pode ser instalada depois da leitura do requerimento.

A estratégia da oposição é dificultar o acesso dos governistas à lista com os deputados que apoiam a CPI, dificultando a pressão para a retirada de assinaturas – por isso, DEM só vai protocolar o requerimento na véspera da sessão. No início do mês, 42 deputados retiraram seu apoio ao pedido de criação de uma CPI semelhante.

Pelas normas do Congresso, é permitida a inclusão ou retirada de assinaturas em CPIs até a meia-noite do dia da leitura do requerimento de criação.

O governo vai continuar tentando inviabilizar a comissão. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) afirmou na última sexta-feira que vai esperar a oposição protocolar o requerimento para cobrar a retirada de assinaturas dos aliados. Os governistas acreditam que cerca de 60 deputados da base governista tenham assinado o requerimento.

Fonte: Agência Câmara