Primeiro grande debate sobre o pré-sal

As centrais sindicais de Pernambuco, CTB, Força Sindical, UGT, CGTB, CUT, Nova Central e Conlutas, promovem nos dias 23 e 24 o “Primeiro Grande Debate sobre o Pré-Sal”.

debate pre-sal

A discussão deve girar em torno da sustentabilidade da exploração e produção do petróleo e de assuntos como o novo marco regulatório, a distribuição dos recursos e o desenvolvimento regional com a cadeia produtiva da nova fronteira petrolífera, que está sendo apontada pelo governo como a nova independência do Brasil.

No dia 23/10, às 19h, serão realizadas palestras com Fernando Siqueira (presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (RJ) e João Antônio de Morais (presidente da Federação Única dos Petroleiros (RJ). No dia 24/10, às 09h, com Márcio Dias (presidente do Sindicato dos Petroleiros Soares (RN) e Dalton Santos (geólogo da Petrobras/diretor do Sindpetro). As palestras acontecem no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Praça Oswaldo Cruz, 393, Boa Vista/Recife.

O diretor de Comunicação e Imprensa da CTB-PE, Heleno Santos, defende que a destinação das verbas do pré-sal tem que ser dividida entre todos os estados e que o lucro não pode ficar apenas concentrado no eixo Rio- São Paulo. “Essa discussão vem sendo promovida pela CTB em vários estados do Brasil no intuito de garantir a distribuição justa dos recursos. O pré- sal é uma riqueza que pertence a toda nação brasileira, só assim poderemos reduzir as desigualdades, promover a inclusão e a justiça social”,disse.

Os sindicalistas ressaltam que é preciso envolver os movimentos sociais e a sociedade civil organizada, visando à garantia de que os recursos do pré-sal sejam destinados prioritariamente para políticas públicas que combatam as desigualdades sociais – educação, saúde, assistência à saúde, meio ambiente, segurança e pesquisa, entre outras.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira