Inácio Arruda propõe grande marcha a Brasília

Autor da proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, o senador Inácio Arruda (PCdoB) propôs, nesta sexta-feira, 16, na audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, uma grande mobilização em favor da aprovação da matéria.

Inácio Arruda na Câmara de Fortaleza

"Temos que fazer uma marcha à Brasília, dia 11 de novembro, para exigir essa aprovação na Câmara dos Deputados, duas vezes, e em seguida no Senado, também duas vezes", destacou. O senador Paulo Paim (PT-RS) também assina o projeto.

Inácio disse que a aprovação de uma moção de apoio à redução da jornada de trabalho, proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), foi muito significativa. Também importante, reconheceu ele, foi a audiência do vereador Ronivaldo Maia (PT). A redução da jornada de 44 para 40 horas proposta, segundo ele, é mais uma batalha que se trava entre o capital e o trabalho.

A relação do movimento sindical com o Parlamento, atualmente, na opinião de Inácio Arruda, faz com que o “terreno para essa aprovação seja mais favorável”. Todas as centrais sindicais estão defendendo o projeto. “Isso vai permitir a ampliação do número de empregos em mais de dois milhões e meio postos de trabalho”, afirmou acrescentando que as informações do DIEESE são positivas. A reclamação patronal, segundo o senador, na verdade é uma resistência que vem desde a abolição dos escravos.

Inácio Arruda salientou que, hoje, a máquina, tecnologia, a automação e a informática permitem que o homem possa trabalhar menos para que mais homens e mulheres tenham direito ao trabalho e, ganhando seu dinheiro, possa ter dias melhores. O tempo que aparentemente fica vazio, segundo o senador comunista, pode ser aproveitado para mais relação com a família e amigos, poder viajar mais e se preparar para disputar nossos espaços, inclusive no trabalho automatizado.

Fonte: Câmara de Fortaleza