Edmilson quer debater impacto econômico da Copa e das Olimpíadas

O impacto econômico com a preparação da Copa do Mundo de 2014, e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, será tema em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC). A proposta apresentada pelo presidente da Comissão Deputado Edmilson Valentim, foi aprovada no dia 21, com grande apoio dos demais parlamentares.

O dossiê de candidatura da cidade do Rio de Janeiro, apresentado em Copenhague na Dinamarca, prevê o investimento de 28 bilhões, sendo 23,3 bilhões em infraestrutura. Para Edmilson Valentim, estes recursos devem contribuir para impulsionar a economia brasileira, com a geração de emprego e renda.

Edmilson destacou a importância da melhoria dos serviços prestados à população, entre eles o transporte público, que ficará com mais de um terço do orçamento total dos jogos. Os investimentos com estradas e ferrovias estão orçados em 8,9 bilhões. Já com relação aos portos e aeroportos a previsão é que 2 bilhões de reais sejam investidos, sendo que a prioridade é para a reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Edmilson também ressaltou o impacto que a realização da Copa do Mundo pode trazer para o turismo. Segundo ele, precisamos aproveitar a exposição internacional do país, estruturando uma rede hoteleira para absorver o turismo antes, durante e após à competição.

“As ações apontadas pela realização desses megaeventos esportivos, apontam para o desenvolvimento econômico do país, com geração de emprego e renda”, justificou o presidente.

A reunião que será marcada nos próximos dias, terá como convidados o Ministério do Esporte, o Ministério do Turismo, o Comitê Olímpico Brasileiro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.