Estudantes da UCS protestam contra aumento das mensalidades

Cerca de mil estudantes da Universidade de Caxias do Sul realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (21) no Centro Cívico da Universidade. Os estudantes são contra a proposta de 6,9% de aumento apresentada pela reitoria da instituição.

A justificativa para o percentual seriam os R$ 6 milhões que a universidade vai arrecadar a menos nesse ano devido à dificuldades financeiras. Por outro lado, os alunos entendem que um reajuste de 4,45% seria suficiente, já que representa a reposição da inflação, segundo o INPC, índice que calcula os preços ao consumidor.

De acordo com o coordenador de finanças do Diretório Central de Estudantes, Gabriel Neves, o aumento é abusivo. Para ele, a UCS não leva em consideração que muitos estudantes perderam seus empregos em função da crise econômica.

“A Universidade está repassando para os estudantes os problemas financeiros da instituição. As universidades privadas dependem exclusivamente das mensalidades pagas pelos estudantes. Um ano como este, em que tivemos um problema de crise, que muitos estudantes perderam seus empregos e não tiveram aumento de salários, e as universidades também tiveram perdas e estão repassando isso para os estudantes”, relata.

A UCS é uma das maiores universidades do interior do Estado. Atua em oito cidades da região nordeste do Rio Grande do Sul. Atualmente, mais de 30 mil pessoas estudam na UCS, somente no campus de Caxias do Sul.

FONTE: Agencia Chasque