Rio faz neste fim de semana a I Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio realiza neste fim de semana (24 e 25), no Palácio Gustavo Capanema, a I Conferência Municipal de Cultura. O objetivo é criar ações conjuntas de Políticas Públicas de Cultura e elaborar um Plano Municipal de Cultura.

A I Conferência também vai debater o Sistema Nacional de Cultura, que reunirá todos os órgãos e as instituições da área nos três níveis de governo – Município, Estado e União – e traçará políticas e estratégias comuns para os próximos dez anos.

São convidados a participar todos os protagonistas da cultura: artistas, produtores, gestores, investidores e consumidores. As discussões formularão também propostas para as conferências Estadual e Nacional de Cultura, que discutirão diretrizes, estratégias e políticas públicas para a próxima década.

Serão eleitos delegados à Conferência Estadual, na proporção de um terço do poder público e dois terços da sociedade civil (um terço de artistas, produtores e investidores e um terço de consumidores de cultura).

As discussões vão girar em torno de cinco eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, a conferência deverá enfatizar “o uso e a ocupação democrática do espaço urbano, o direito à cidade e ao conhecimento, compreensão e protagonismo de nossa própria história. Com isso nos inserimos num quadro que está rediscutindo e redimensionando a cultura em todo o Mundo”.

Foram realizadas onze pré-conferências por regiões da cidade. A conferência também vai eleger delegados à Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá no mês de novembro. A II Conferência Nacional de Cultura acontecerá, em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.

I Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Data: 24 e 25 de outubro de 2009 (sábado e domingo)
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório Gilberto Freyre – Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – sobreloja